Portugal
"Se fosse benfiquista até preferia que o Benfica não estivesse na Liga Europa"
2023-11-30 12:45:00
"O Benfica não tem capacidade para jogar a um nível de Liga Europa e Champions e não ter custos na I Liga", diz Inácio

A Liga dos Campeões tem sido um "falhanço" para o Benfica, como Rui Costa declarou recentemente, e a turma da Luz chega ao último jogo da prova milionária apenas com a possibilidade de chegar à repescagem para a Liga Europa, caso consiga vencer na Áustria por dois golos de diferença o RB Salzburgo. Mas para Augusto Inácio, dentro daquilo que se tem visto deste Benfica europeu, "o melhor" até era nem estar na Liga Europa para evitar a perda de pontos na I Liga quando o calendário apertar.

"Provavelmente eu vou dizer uma coisa que os benfiquistas não vão gostar, se calhar, outros vão. Mas eu diria que o melhor que pode acontecer ao Benfica era que o Benfica saísse da Liga Europa", disse Augusto Inácio explicando as razões que o levam a tecer estas considerações.

"Porque o Benfica, neste momento, não tem capacidade para estar a jogar a um nível da Liga Europa e da Liga dos Campeões e não ter custos depois para a I Liga", analisou o treinador de futebol.

De resto, Augusto Inácio lembrou também que para a próxima época quem se apurar para a Liga dos Campeões terá uma significativa entrada de dinheiro e a receita será aumentada.

"Este é o campeonato dos 100 milhões", lembrou Augusto Inácio, em declarações na rádio Observador, onde deu conta, ainda assim, que o Benfica tentará manter-se nas provas europeias.

"Schmidt não ajudou nos momentos em que o Benfica estava aflito"

Até porque, diz Augusto Inácio, não assegurar o apuramento, pelo menos, para a Liga Europa, seria, nesta altura, "um desastre". Porém, o treinador português entende que estar a jogar na prova europeia pode gerar "desgaste" que pode "comprometer aqui ou acolá alguns pontos na I Liga". "Não sei o que será melhor para o Benfica", disse Inácio, colocando-se na pele dos benfiquistas.

"Eu, como benfiquista, se calhar, até preferia que o Benfica não estivesse na Liga Europa, mas claramente que o Benfica vai ter de lutar para ir à Liga Europa", disse Inácio.

"Mas quem faz uma Champions como aquela que o Benfica está a fazer, que ao fim de cinco jogos tem um ponto só, e tem o último jogo para discutir e tem de ganhar por uma diferença de dois golos, também não merece andar na Europa sinceramente", atirou o treinador, aproveitando para velar críticas a Roger Schmidt.

"Não ajudou a equipa a ganhar, não ajudou nos momentos em que o Benfica estava aflito, a recompor a equipa e a equilibrar a equipa, pelo menos em termos físicos para dar combate aos italianos. O treinador do Benfica ficou impávido e sereno, e praticamente não deu uma ajuda, não deu uma mão, não foi um líder para ajudar a equipa a ganhar."