Portugal
"Se ficássemos à espera que o Benfica vingasse alguma coisa, ficaríamos parados"
2023-04-20 09:45:00
Ex-candidato ao FC Porto lembra palavras de Pinto da Costa

O Inter de Milão está nas meias-finais da Liga dos Campeões depois de ultrapassar Benfica e FC Porto. Os italianos deixaram pelo caminho os dragões nos oitavos de final e as águias nos quartos da prova milionária. Já depois de estar fora da Champions e ainda antes do Benfica começar a discutir a eliminatória com os nerazzurri, Pinto da Costa, presidente dos portistas, expressou o desejo de ver o Benfica a vingar a derrota azul e branca diante da turma de Milão, coisa que acabaria por não se verificar.

Antigo candidato à presidência do FC Porto, Nuno Lobo admite que se tratou de uma tirada "irónica" de Pinto da Costa, até porque, faz notar, os portistas não iriam estar à espera que os benfiquistas vingassem alguma coisa. "Acredito que tenha sido mais uma tirada irónica do senhor presidente, pois se ficássemos à espera que o Benfica vingasse alguma coisa, ficaríamos parados no tempo", assinalou Lobo.

"Espero que o Benfica nos vingue frente ao Inter", disse Pinto da Costa, em declarações aos jornalistas, antes de as águias começarem a discutir a eliminatória frente aos italianos, coisa que, na realidade, acabaria por não se concretizar, com as águias a serem afastadas da prova da UEFA pelo conjunto de Milão.

Deste modo, em mensagens deixadas nas redes sociais, o ex-candidato à presidência azul e branca Nuno Lobo, que admite concorrer novamente no próximo ato eleitoral, sustentou também que a maldição de Béla Guttmann continua a imperar na Luz.

"Não quero ouvir falar mais em melão daquele que ia ser campeão europeu", referiu Lobo, finalizando com um agradecimento ao já falecido húngaro. "Obrigado, Béla Guttmann", em alusão ao ex-treinador.

"Não há nenhuma superstição do Béla Guttmann, é tudo mentira"

A propósito desta situação, refira-se, que o Benfica já esclareceu que não existe qualquer maldição de Béla Guttmann e explicou a sua versão da história, explicando que pela comunicação social correm "efabulações diversas".

"A comunicação social, ávida de histórias para vender aos seus clientes, prontifica-se a estimulá-las e amplificá-las. É lamentável, no entanto, que tal aconteça à custa de uma das maiores figuras do clube", faz notar o Benfica, no seu site oficial,

Aí, são recordados excertos de jornal e até as palavras de Eusébio da Silva Ferreira ao Expresso, em 2011, quando o maior jogador da história do Benfica, que trabalhou com Béla Guttmann, falou sobre esta situação.

"Não, não há nenhuma superstição do Béla Guttmann, é tudo mentira. Inventaram coisas, e quem está lá dentro é que sabe a verdade, mas as pessoas não acreditam. Só que esta gente – é a nossa mentalidade, pronto –, como um gajo não ganhou outra vez, aqui e acolá, começou logo a dizer que era por causa da praga do Guttmann. Mentira!", disse a 'Pantera Negra'.