Portugal
"Se Chermiti tivesse outra camisola já valia 100 milhões e andava aí o City"
2023-02-08 10:50:00
"Se fosse para o Tottenham... Não estava nada a falar do Benfica", diz antigo jogador de futebol Fernando Mendes

Youssef Chermiti é o nome do momento em Alvalade. O jovem avançado tem sido aposta de Rúben Amorim e já mostra ser decisivo no plantel verde e branco. Fernando Mendes, antigo jogador de futebol, acredita que se o avançado tivesse outra camisola vestida, nesta altura, já teria outro mediatismo.

"Se Chermiti tivesse outra camisola já valia 100 milhões. Se calhar. Fez um golo, 100 milhões e estava nas capas dos jornais", disse Fernando Mendes, sendo questionado sobre que tipo de camisola, por exemplo, é que poderia fazer o avançado valer já os tais "100 milhões" de que fala.

"Vários clubes, por exemplo. Já estava aí com 100 milhões, já andava o Manchester City e o Manchester United. Eu estou a brincar, estou a brincar", acrescentou o antigo jogador de futebol.

Em declarações num programa de desporto na CMTV, Fernando Mendes negou que estaria a falar do Benfica. "Eu estava a falar do Tottenham. Se fosse para o Tottenham... Não estava nada a falar do Benfica", garantiu, insistindo no tom de brincadeira para falar do momento de Youssef Chermiti.

"Uma vitória com golo de um miúdo de 18 anos? 120 milhões já, 200 milhões", acrescentou ainda o ex-futebolista, mantendo o sorriso nos lábios.

Por outro lado, Fernando Mendes aconselhou ainda a que se possa dar espaço e tempo a Youssef Chermiti para se adaptar à equipa principal verde e branca.

"Não se podem pedir responsabilidades a um miúdo com 18 anos quando os outros também não o fazem. Trabalha imenso? Trabalha. Fez um golo importante? Fez. Pode vir a ser um jogador importante? Pode. O treinador acredita nele? Acredita. Se tem muito a aprender? Claro que tem e o próprio treinador disse isso. É dar-lhe a oportunidade e ele corresponder. É esperar para ver, agora falta muito porque tem muito para aprender", comentou o antigo jogador.

Apesar de reconhecer que Youssef Chermiti poderá fixar-se como uma unidade credível no ataque verde e branco, Fernando Mendes confessou que não é o tipo de jogador que lhe enche as medidas.

"Não tenho de concordar com tudo aquilo que o Amorim faz"

"Eu estou habituado, e sempre fui habituado, a avançados que estão muito tempo na área, fazem golos, criam oportunidades. Ele trabalha imenso, pressiona mas parece-me que muitas vezes está fora da zona de finalização", avaliou Fernando Mendes.

Questionado sobre o facto de Rúben Amorim gostar do jogador, Fernando Mendes assumiu que nem tudo aquilo que é o pensamento do treinador do Sporting merece a sua concordância.

"Não tenho de concordar com tudo aquilo que ele [o Rúben Amorim] faz. Respeito a opção dele mas não tenho de aceitar tudo", argumentou, dizendo que resta esperar para ver aquilo que Youssef Chermiti será capaz de fazer nos próximos tempos.

"Estes miúdos precisam é de continuidade, andar, andar, andar lá dentro", completou a ideia o antigo jogador de futebol, que representou vários clubes nacionais como FC Porto, Benfica e Sporting, entre outros.