O FC Porto tem mostrado capacidade de vitórias no campeonato. No entanto, na Liga Europa, apesar de jogar grande parte do encontro com mais um jogador, os dragões foram derrotados pelo FK Bodø/Glimt, da Noruega. A derrota portista já ficou no passado e os portistas já venceram para o campeonato, no Estádio do Dragão, num jogo em que jogaram também com mais um jogador a partir de determinado momento.
Os azuis e brancos voltam agora a apontar o foco para a Liga Europa, mas Carlos Barbosa da Cruz, ex-dirigente do Sporting e presidente do Grupo Stromp, admite que o efeito 'Béla Guttmann' pode estar a acontecer no FC Porto com "Sérgio Conceição".
Barbosa da Cruz: Conceição 'Béla Guttmann' do FC Porto
“Eu estava habituado a ver o FC Porto europeu. O FC Porto quando jogava na Europa transcendia-se. Fez grandes exibições contra o Manchester City, contra a Juventus, o Atlético de Madrid. Eu lembro-me. Mas se calhar aconteceu ao FC Porto aquilo que aconteceu ao Benfica quando o Béla Guttmann se foi embora e lançou a sua célebre previsão e disse que o Benfica nunca mais ganhava nada”, comentou Carlos Barbosa da Cruz.
“Se calhar, a chama europeia [do FC Porto] extinguiu-se com a saída do Sérgio Conceição”, referiu o antigo dirigente do Sporting, em declarações na CMTV, numa altura em que Vítor Bruno vê uma equipa portista em "evolução".
"A segunda parte deixou-me feliz, porque mantemos a equipa a zero, sem sofrer golos. E fizemos quatro num contexto em que nunca tínhamos feito até agora, em superioridade numérica, sinal de evolução de equipa, de crescimento", comentou o treinador do FC Porto, em declarações aos jornalistas, depois de vencer o Arouca.
"Não permitimos grandes transições ao adversário, que também pedimos muito em relação ao jogo da Noruega", acrescentou o técnico do clube azul e branco, certo de que os seus jogadores fizeram em campo aquilo que lhes pediu.
"Muito feliz pelos jogadores, por aquilo que eles fizeram, pela forma como interpretaram o jogo. Nem sempre somos perfeitos. Foi uma boa segunda parte, forte, mas acho que temos espaço para crescer", apontou ainda Vítor Bruno.
Vítor Bruno com estreia infeliz na Liga Europa
O técnico rendeu Sérgio Conceição, a quem Villas-Boas deseja sucesso, e já venceu um troféu. Vítor Bruno bateu o Sporting na decisão da Supertaça Cândido de Oliveira, em Aveiro, em agosto de 2024.
Agora, o dragão segue com atraso pontual para a liderança do Sporting, tendo já perdido em Alvalade para o campeonato. Essa é, de resto, a única derrota dos portistas na I Liga nesta época.