Portugal
“Se alguma vez já fui influenciado? Tento não o ser”, afirma Artur Soares Dias
2020-05-26 22:40:00
Árbitro internacional indica que arbitrar à porta fechada "não é uma experiência agradável"

Artur Soares Dias, árbitro de primeira categoria, concedeu uma entrevista ao Canal 11 e falou sobre o regresso da I Liga, marcado para dia 3 de junho.

Para o juiz portuense, fazer jogos à porta fechada é estranho, fazendo uma alusão à arbitragem do jogo entre o LASK Linz e o Manchester United, para a Liga Europa, dizendo que irá faltar algumas caraterísticas do encontro.

“Não é uma experiencia agradável, sobretudo para quem está habituado à pressão do público, e a que já nos habituamos a um fator diferente, que é não ter ninguém a assobiar-nos”, afirmou Soares Dias.

Ao mesmo tempo, o árbitro refere que irá haver sempre erros nos encontros e reconhece que, quando isso acontece, é o primeiro a reconhecer o mesmo.

“Nós somos seres humanos, nós falhamos e notamos pelo comportamento do público quando nós erramos. Nós cometemos erros e sou a primeiro a reconhecer que sou incompetente no desempenho da função”, comentou.

Destacando que no início da carreira não lidava bem com a crítica, ao contrário do que acontece hoje em dia, Artur Soares Dias falou da dinâmica entre árbitro e jogador.

Relembrando que todos os futebolistas são diferentes, a nível técnico e emocional, o árbitro considera tenta que o comportamento de um atleta durante o jogo pode mudar o ponto de vista do juiz.

“Se alguma vez já fui influenciado? Tento não o ser. Se sou influenciado é pelo comportamento que o jogador praticou, não o contrário. Não costuma acontecer tanto, felizmente”, indicou.

Descrevendo-se como sendo “o único atleta que não tem adeptos”, acrescentando que “só tenho gente a criticar-me”, Soares Dias espera que haja melhorias no clima do futebol português.

Em relação a esse tema, o árbitro gostava que se “falasse menos de arbitragem” e deixa o exemplo inglês como algo para ser analisado.

“Quero acreditar que o desporto vai melhorar para melhor. Todo o clima que suspensão, de falsidade, de tentar obter dividendos… Em Inglaterra conseguiu-se criar uma legislação contra isso”, completou.

Esta temporada, Artur Soares Dias arbitrou 21 jogos – 15 na I Liga, seis nas competições europeias.