David Neres voltou a espalhar qualidade no futebol do Benfica. Regressado após uma lesão que o tirou vários meses da competição, o internacional brasileiro acrescentou golos e assistências ao futebol encarnado, mostrando a Roger Schmidt que pode ser uma opção fundamental para a reta final da época, numa fase em que o calendário fica mais denso.
Assim, e perante aquilo que David Neres tem vindo a fazer, a questão relativamente ao papel do camisola 7 na equipa vai-se colocando entre os benfiquistas mas também entre os ex-jogadores de futebol que se mostram atentos ao contexto atual da equipa da Luz.
Os jogadores que Schmidt "não quer tirar ou não o deixam" no Benfica
Fernando Mendes, antigo jogador de futebol, que chegou a representar as águias, entende que David Neres poderia ser opção inicial de Roger Schmidt, mas não antevê esse cenário por conta de outros jogadores e discorda que digam que David Neres não ajuda no processo defensivo.
“Eu acho que é excelente para uma equipa ter jogadores destes. Eu acho que é excelente. Desequilíbrios? Desequilibra a equipa? Ele não tem é coragem para tirar os Di Marías, João Mários, e essa gente, ele não tem essa coragem”, atirou Fernando Mendes.
“Quando joga com Di María, Rafa e João Mário não fica desequilibrada a equipa?”, questionou ainda o antigo jogador de futebol, sublinhando que “estes jogadores praticamente não defendem”.
Para sustentar que não acredita que Roger Schmidt aposte em David Neres por oposição a jogadores como Di María ou João Mário nos corredores, Fernando Mendes, na CMTV, lembrou o passado das opções do técnico alemão do Benfica.
“Já quando estava a fazer bons jogos era o primeiro a sair, o Neres, para entrarem outros”, recordou Fernando Mendes, sublinhando que é um apreciador, contudo, de Di María enquanto futebolista.
“Eu também não o tirava o Di María. Cada bola que sai daqueles pés, parece que tem um comando à distância, mete a bola onde quer, é fundamental naquela equipa”, disse Fernando Mendes.
“Tomara eu ter jogadores destes”, destacou o antigo jogador profissional, enfatizando que Roger Schmidt tem um núcleo de jogadores dos quais não abdica na equipa da Luz.
“Ele [Roger Schmidt] tem dois, três ou quatro, ou cinco jogadores que não os quer tirar, ou não os pode ou não o deixam tirá-los. E tem que sacrificar alguns”, disse ainda Fernando Mendes a respeito das opções de Roger Schmidt.
Schmidt com adaptações da frente ao setor mais recuado
De resto, não é apenas no setor mais adiantado da equipa que as apostas de Roger Schmidt têm sido questionadas. Também na defesa, a opção por jogadores adaptados como Morato, que até "coxinhas leva", tem valido reparos ao técnico germânico do Benfica.
No jogo diante do Vizela, por exemplo, Roger Schmidt acabou com várias adaptações na equipa, tendo mesmo adaptado jogadores a posições quando poderia colocá-los nos seus lugares, nomeadamente Álvaro Carreras que entrou em campo e foi ala, quando Morato, adaptado a lateral-esquerdo, ficou na posição de origem de Carreras.