Roger Schmidt não está no topo da popularidade entre benfiquistas como chegou a estar na época passada quando colocou a equipa com um futebol atrativo, vencedor e quando ia para as salas de imprensa com declarações que faziam as 'delícias' de jornalistas e comentadores.
Atualmente, o técnico alemão enfrenta alguma contestação e chegou mesmo a desafiar os próprios adeptos que criticam, a não aparecerem na Luz, isto num contexto em que o Benfica falhou alguns objetivos como a presença nos oitavos de final da Liga dos Campeões, a Taça da Liga e tendo a possibilidade de cair para a vice-liderança do campeonato, caso o Sporting ganhe o jogo que tem em atraso contra o Famalicão.
Pedro Henriques aconselha Schmidt "a relaxar" e diz que "não é obrigado a fazer diferente"
Recentemente, o Benfica não realizou uma conferência de imprensa de antevisão a um jogo do campeonato, naquilo que foi lido como um sinal para "proteger Schmidt que comunica mal".
Também Pedro Henriques, antigo jogador de futebol, sustenta que o Benfica deverá aconselhar o treinador a ter outro tipo de postura na sala de imprensa nas conversas com os jornalistas.
“Eu acho que ele está a ser influenciado de forma negativa, ele está com um discurso demasiado negativo, ele tem que relaxar, pelo menos quando ganha e não se preocupar muito com a história dos adeptos", comentou Pedro Henriques.
"Os adeptos são adeptos e os adeptos viram uma coisa na época passada que foi ele que fez. E este ano não estão a ver a mesma coisa e gostavam mais da outra. Não tem mal nenhum”, acrescentou ainda o antigo lateral encarnado.
“Quem está a preparar o treinador para responder a isto está a fazer o efeito contrário”
Apontando para “a comunicação que está a acontecer entre o treinador” para o exterior, Pedro Henriques destacou que o “Benfica não deve ter ninguém que consiga fazer passar isso ao treinador, que este caminho que ele está a escolher não vai ajudar”.
“Quem está a preparar o treinador para responder a isto está a fazer o efeito contrário”, afirmou o antigo jogador de futebol, na Sport TV, sublinhando que foram já “vários episódios que Roger Schmidt teve”.
“Na sala de imprensa não podes ir com tensão, tens de ter alguém que te ajude a ver as coisas de uma forma clara”, referiu ainda Pedro Henriques, questionando as entradas de jogadores nos últimos instantes dos jogos.
“Estares a meter jogadores aos 87 minutos. Para quê? Não faz muito sentido. Ele não é obrigado a fazer diferente mas era interessante alguém conseguir comunicar com o treinador e dizer-lhe assim: ’tem razão, mas, se calhar, se olhar por este prisma, o que é que acha?’”
Pedro Henriques acredita que outro tipo de comunicação por parte de Roger Schmidt pode “ajudar a ter mais os adeptos do seu lado” e “menos os adeptos preocupados com coisas que não são importantes”.