Portugal
"Schmidt arrasa mitos sem precisar de gritar e gesticular feito um louco"
2022-11-07 09:50:00
"Outros mitos se espera que Roger Schmidt venha paulatinamente a desmontar", deseja Cancella de Abreu

Encantados! Os adeptos do Benfica andam nas nuvens com o técnico Roger Schmidt que desde a primeira hora quando aterrou em Lisboa começou a conquistar a preferência da nação benfiquista com uma frase que se tornou célebre e que já deu direito a campanhas de marketing do clube da Luz.

"Se amas o futebol, amas o Benfica", disse Roger Schmidt quando aterrou no aeroporto Humberto Delgado e tinha um 'batalhão' de jornalistas à sua espera para dar início a uma temporada com muitos desafios e obstáculos que, até ao momento, têm sido todos eles ultrapassados pelo germânico.

Na Liga dos Campeões, o Benfica tem cumprido uma caminhada notável, tendo ficado à frente no Grupo H de equipas como o Paris Saint-Germain, de Messi, Mbappé e Neymar Jr., além da Juventus e o Maccabi Haifa.

No campeonato português, o Benfica é líder e vai de goleada em goleada, de triunfo em triunfo somando pontos e cavando distâncias para os rivais.

Aliás, Roger Schmidt tem nesta altura o melhor arranque de invencibilidade do Benfica numa época no século XXI. Com a vitória na Amoreira diante do Estoril, as águias baterem o registo de Jorge Jesus que, há 11 anos atrás, conseguiu estar 22 jogos invicto.

Para Jaime Cancella de Abreu, conhecido adepto encarnado, Roger Schmidt tem somado vitórias dentro e fora do campo, justificando esta ideia e chamando Roger Schmidt de o "arrasa mitos".

"Com uma calma olímpica e as mãos nos bolsos (sem precisar de gritar e gesticular feito um louco), com acerto cirúrgico nas substituições e uma liderança serena, que transmite confiança e alegria, assim vai Roger Schmidt derrubando os mitos fabricados pelo nosso futebolzinho da treta", comentou Cancella de Abreu.

Entre os vários mitos, o conhecido adepto benfiquista diz que um deles dizia respeito às considerações sobre a chegada de um técnico estrangeiro ao futebol português.

Assim, para Cancella de Abreu, Rui Costa consegiu ultrapassar o "protecionismo saloio" a que se juntou a ideia de Schmidt em levar para estágio de pré-época um lote de convocados alargado.

"Engoliram em seco", declarou Cancella de Abreu, mencionando a forma como o Benfica se costuma apresentar nas segundas partes dos encontros.

A somar a isso, Cancella de Abreu realça que se dizia que era "uma loucura dar cinco dias de férias aos jogadores em pleno período competitivo".

"Azar do João Mário e do Gonçalo Ramos que foram à Seleção", salientou o conhecido adepto encarnado, mencionando outras teses que "foram à vida" como aquela que dizia que uma equipa saída do pote 3 do sorteio da fase de grupos não 'vencia' o grupo.

E Cancella de Abreu espera que Roger Schmidt possa continuar nesta toada. "Depois destes, outros mitos se espera que Roger Schmidt venha paulatinamente a desmontar", concluiu.