Andreas Schjelderup regressa ao Benfica após empréstimo e os benfiquistas depositam esperanças naquele que foi um dos craques da Liga dinamarquesa. Roger Schmidt tem assim mais um reforço para a época 2024/25. E Carlos Freitas, antigo dirigente de Sporting, Vitória de Guimarães, Fiorentina e SC Braga, entre outros emblemas, acredita que o jogador norueguês se pode afirmar na Luz desta vez.
“Na minha modesta opinião trata-se de um dos jogadores com maior potencial desta idade em termos europeus, não na Dinamarca”, observou Carlos Freitas, que está crente nas capacidades do jovem jogador, que já foi comparado a "Messi a conduzir a bola no pé".
Como tal, Carlos Freitas admite que será necessário que Roger Schmidt consiga formar um coletivo "que funcione". Desse modo, Freitas prevê que as potencialidades de Schjelderup vão aparecer em campo.
"Schjelderup pode marcar uma era em Portugal", diz Freitas
“Acho que para transformar esse potencial em rendimento, obviamente, necessita de uma equipa e um coletivo que funcione", comentou Carlos Freitas, avisando que o jogador terá de encarar todos os momentos de igual modo.
"Que tenha uma equipa que suporte os momentos menos bons que, inevitavelmente, vai ter que ter, porque trata-se de um jogador ainda muito jovem que, naturalmente, ainda não tem a capacidade de fazer uma época constante sempre ao mesmo nível”, analisou Carlos Freitas, que falava em declarações no Canal 11, da Federação Portuguesa de Futebol.
Sobre Andreas Schjelderup, Carlos Freitas realçou ainda que as expectativas são elevadas, depois de uma primeira passagem mais discreta pelo emblema português.
“Agora, o potencial é de alguém que pode marcar uma era em Portugal", afiançou Carlos Freitas, sublinhando aquilo que estava a dizer, que era sustentando em análises feitas ao rendimento do jogador.
"Não tenho nenhuma dúvida em afirmá-lo porque vi vários jogos dele antes de assinar pelo Benfica, este ano uma das coisas que vi também na Dinamarca foi a própria evolução da competição", comentou Carlos Freitas.
"São inúmeros os casos na Europa em grande destaque"
De resto, em relação ao nível de competitividade que Schjelderup enfrentou nesta última época, Freitas diz que "há equipas com muito bom nível tipo Copenhaga, FC Midtjylland, Nordsjælland" na Liga dinamarquesa.
"Estamos a falar de uma Liga que tem evoluído bastante. E se formos ver a evolução do jogador nórdico, não só do dinamarquês, também do sueco, do norueguês e islandês são inúmeros os casos na Europa em grande destaque”, disse Carlos Freitas.