Portugal
SC Braga quer "um pouco de justiça" na arbitragem e até tem uma solução
2021-04-06 16:00:00
Minhotos notam "disparidade de critérios apresentados de jogo para jogo ou de cor de camisola para cor de camisola"

O SC Braga volta a visar as arbitragens e, desta vez, até aconselha a contratação de elementos do Tribunal Arbitral do Desporto para o setor da arbitragem portuguesa, aludindo à decisão recente deste tribunal que anulou o castigo de interdição do estádio em dois jogos, aplicados pela Federação Portuguesa de Futebol aos bracarenses, por alegado apoio a claques não organizadas. O SC Braga foi ainda absolvido da multa de 13.388 euros então imposta em dezembro de 2020, pois este organismo judiciário entendeu que o castigo aplicado pelo Conselho de Disciplina era "extremamente injusto e nada factual".

"Congratulámo-nos com a decisão do TAD, a qual nos absolveu do castigo de dois jogos de interdição aplicados pelo Conselho de Disciplina da Federação Portuguesa de Futebol, por alegado apoio a grupos organizados de adeptos não legalizados. Esta decisão trouxe finalmente justiça ao contexto do SC Braga, corrigindo uma sentença imposta de forma pouco factual", pode ler-se na newsletter dos minhotos.

Perante isto e insistindo nas críticas em relação ao cenário atual das arbitragens, o SC Braga diz que "talvez não fosse mal pensado contratar alguns elementos do TAD para arbitrarem as derradeiras jornadas do nosso campeonato". "A julgar pela disparidade de critérios apresentados de jogo para jogo (ou de cor de camisola para cor de camisola), não seria, certamente, prejudicial acrescentar um pouco de justiça à Liga".

Nas últimas semanas, o SC Braga tem feito reiteradas críticas às arbitragens. Recentemente, o diretor de Comunicação e Imagem do SC Braga reagiu à grande penalidade que acabou por ser decisiva no triunfo do Benfica sobre o Marítimo, na segunda-feira, na Luz, falando em "disco pedido". Qual rádio regional, o disco foi pedido tantas vezes, que acabou por ser tocado. Terrivelmente desafinado, mas tocado. E isso é o que interessa para manter, por agora, o alinhamento do pódio. Para memória futura, a ‘isto’ chama-se penálti Portugal”, escreveu o porta-voz bracarense, realçando ainda que, em seu entendimento, ficou por assinalar um penálti por braço na bola por parte do benfiquista Lucas Veríssimo.

“Continuamos a assistir a dois pesos e duas medidas em Portugal. Mas continua tudo bem na Terra do Faz de Conta...”, assinalou Alexandre Carvalho, na sequência da vitória do Benfica sobre o Marítimo, por 1-0, com a equipa de Jorge Jesus a chegar ao triunfo com recurso a uma grande penalidade (a primeira neste campeonato para as águias).  

Na newsletter oficial bracarense, divulgada nesta terça-feira à tarde, o emblema liderado por António Salvador avisa ainda que seja no futebol masculino ou feminino, sejam nas modalidades desportivas, o SC Braga não vai baixar os braços. "O que nos move é vermos a família bracarense feliz e sabemos que os resultados constroem esse sentimento. Com o nosso trabalho, resiliência e coração lutaremos por dar-vos alegrias."