Portugal
Rui Rio espera que Novo Banco não ceda a pedido do Benfica
2020-09-15 16:55:00
Líder do PSD comenta pedido de 28 milhões de euros ao ex-BES

O presidente do PSD, principal partido da oposição, espera que o Novo Banco não ceda a um pedido do Benfica para aceder a 28 milhões de euros de uma conta caucionada.

"Pedir não tem mal nenhum. O mal é se o pedido for satisfeito", escreveu Rui Rio, em mensagem deixada nas redes sociais.

Rui Rio dá conta de um artigo da SIC Notícias que refere que, face ao contexto pandémico, o Benfica terá pedido ao Novo Banco para aceder a uma linha de crédito.

Fonte da Benfica SAD explica à SIC que o clube espera evitar o recurso à banca e que esta linha nunca tinha sido usada até aqui, tratando-se de uma conta caucionada, dirigida a empresas com bom crédito na banca.

A informação, constante no relatório e contas da SAD encarnada, enviado à Comissão de Mercado de Valores Mobiliários (CMVM), foi adiantada também pela Tribuna, do Expresso.

A linha de crédito do Novo Banco, com um máximo de 30 milhões de euros, tinha sido aberta em 2017, mas só este ano, numa data não identificada, é que o Benfica teve necessidade de a acionar.

Nos últimos anos, de resto, o Benfica tem optado por reduzir o recurso à banca, optando em algumas ocasiões pelo recurso a empréstimos obrigacionistas junto de investidores.