Portugal
"Rui Costa parece uma águia vestida de cordeiro e engana muita gente"
2022-11-17 09:45:00
"O Benfica é o protegido de uma nação", diz antigo conselheiro leonino

O presidente do Sporting, Frederico Varandas, indicou que em relação à arbitragem "há este silêncio porque o Benfica está em primeiro. Se estivesse em segundo ou terceiro, isto não aconteceria". Além disso, à RTP, o líder verde e branco referiu que tem uma relação "respeitante" com Rui Costa, mas disse que não acredita na verdade desportiva.

"Desde que fui do departamento clínico, tive uma relação tranquila com Rui Costa, respeitante, institucional. Preocupo-me com a minha casa, tenho muito com que me preocupar, a casa dos outros não é do meu respeito", disse Frederico Varandas, certo de que "existe um Benfica pós-Vieira e pré-Vieira, mas existem muitos processos a correr na justiça". "Cada vez menos acredito na justiça desportiva. Não tenho qualquer dúvida", salientou Frederico Varandas, na televisão pública.

As palavras do presidente leonino merecem um sublinhado por parte de Bernardes Dinis, diretor do Museu do Sporting em Leiria, e antigo conselheiro leonino.

"Concordo em absoluto com o que Frederico Varandas disse. Vivemos uma paz podre. O Benfica é o protegido de uma nação", afirmou Bernardes Dinis, prolongando as críticas em direção a Rui Costa, presidente do Benfica, indo até mais longe.

"Rui Costa parece uma águia vestida de cordeiro e engana muita gente", acrescentou o antigo conselheiro verde e branco, certo de que o Sporting não deve estabelecer relações institucionais com o rival da Segunda Circular.

"É melhor não haver relação institucional, porque tal coisa não existe aqui, é fictícia", destacou ainda Bernardes Dinis, certo de que "a verdade desportiva não existe".

Por outro lado, o antigo conselheiro dos leões entende que a forma como o Benfica é tratado pelas instituições do futebol nacional ficou evidente na chamada de João Mário à Seleção Nacional quando se transferiu para a Luz, após rescindir contrato com o Inter de Milão.

"Esteve no Sporting, brilhou e raramente era convocado. De repente, foi para outro clube e passou a ser", lembrou Bernardes Dinis, em declarações no jornal O Jogo, certo de que "há um clube sistematicamente protegido".

O Sporting enfrenta uma temporada de desafios que têm ficado pelo caminho. Os leões já foram afastados da Liga dos Campeões, tendo sido repescados para a Liga Europa, sendo que na Taça de Portugal o conjunto verde e branco também ficou cedo fora da Prova Rainha, tendo caído aos pés do Varzim, da Liga 3.

No campeonato, o Sporting segue com 12 pontos de desvantagem em relação ao Benfica, que comanda a classificação sem qualquer derrota até agora.