Portugal
"Rui Costa nunca aprendeu nada sobre os meandros"
2022-09-23 09:55:00
"O Rui foi uma desilusão", admite Luís Filipe Vieira

Luís Filipe Vieira diz que estava a preparar Rui Costa para lhe suceder no cargo como presidente do Benfica quando as autoridades prenderam o ex-líder, que acabou por sair da Luz dias depois. Rui Costa era vice-presidente do clube da Luz e acabou por assumir o clube de forma interina enquanto Luís Filipe Vieira estava preso. 

Depois, o empresário suspendeu o mandato e mais tarde acabou mesmo por renunciar ao cargo, com Rui Costa a prometer marcar eleições antecipadas, coisa que cumpriu meses mais tarde. Na votação, o 'maestro' levou a melhor sobre Francisco Benítez e foi eleito com esmagadora maioria pelos associados do clube da Luz.

Apesar do voto de confiança que os sócios do Benfica deram no ato eleitoral a Rui Costa, Luís Filipe Vieira acredita que o Benfica precisava de outro tipo de liderança.

De resto, apesar dos vários anos que Rui Costa teve ao lado de Luís Filipe Vieira na estrutura encarnada, o empresário diz que o 'maestro' não conseguiu entender os "meandros" das negociações das transferências.

"Nunca aprendeu nada sobre os meandros das negociações no mercado de transferências", disse Luís Filipe Vieira, em declarações no livro 'A Verdade de Vieira', citado pela CMTV.

De resto, e ainda a respeito de Rui Costa, Luís Filipe Vieira desabafa e diz que o antigo internacional português não confirmou na prática, no entender de Vieira, aquilo que este esperava dele.

"O Rui [Costa] foi uma desilusão", atirou Luís Filipe Vieira, destacando que considera que Rui Costa pode ter "boas intenções", mas se Domingos Soares Oliveira deixar a Luz, Rui Costa 'cai'.

"Acredito que tem boas intenções, mas não tem mão para liderar o Benfica, se o Domingos Soares Oliveira sair", profetizou Luís Filipe Vieira, atualmente associado do Benfica.

O antigo presidente das águias enfrenta vários processos na justiça, com natural destaque para a operação Cartão Vermelho, que levou à sua detenção em 2021 e onde é a figura central do processo.

Além disso, o antigo líder do clube encarnado tem o seu nome envolvido em processos como a operação Lex. A respeito deste processo, recentemente, a decorrer no Supremo Tribunal de Justiça (STJ), o advogado de Luís Filipe Vieira negou que este tenha cometido qualquer ilegalidade.

"São muitos os argumentos e muito jurídicos. No essencial, é porque é manifesto que não cometeu crime nenhum. Não é uma questão de prova, a prova já está reunida no processo; é uma questão de os senhores juízes constatarem que é assim", afirmou o advogado Soares da Veiga aos jornalistas.