Portugal
“Rui Costa é utilizado por Luís Filipe Vieira", diz Gaspar Ramos
2020-10-25 13:10:00
Ex-vice-presidente do Benfica defende a presença de um diretor desportivo “forte, competente e com prestígio”

Gaspar Ramos, antigo vice-presidente do Benfica, manifestou este domingo apoio à candidatura de Noronha Lopes à presidência dos encarnados, já depois de ter assumido a decisão “de não apoiar Luís Filipe Vieira”. 

Em declarações ao jornal A Bola, o ex-dirigente mostrou confiança nas capacidades de Noronha Lopes para “ser presidente do Benfica” porque, considera, “o Benfica precisa de passar da obra que Luís Filipe Vieira fez um projeto para ganhar desportivamente”. 

“Ligou-me [Noronha Lopes] a dizer que gostaria de ter o meu apoio. Mandou-me o programa, li com atenção, falei com ele e constatei as capacidades dele para poder ser presidente do Benfica. É um gestor de renome internacional e conhece o Benfica tão bem ou melhor que eu, ao pormenor nas várias vertentes”, explicou. 

Gaspar Ramos esclarece também alguns traços do programa da Lista B, nomeadamente no que à estrutura encarnada diz respeito. Para o ex-vice-presidente, o Benfica precisa de uma “estrutura forte, que tem de ser encabeçada por um diretor desportivo forte, competente, com prestígio” e de preferência “com conhecimentos no plano internacional”, tendo em conta a “internacionalização que o Benfica tem de fazer”. 

Esse alguém, no entender de Gaspar Ramos, não poderá ser Rui Costa, o atual diretor desportivo encarnado: “não ia falar em nomes, mas Rui Costa está a trabalhar com Vieira e é utilizado de acordo com as conveniências dele”. 

Embora sublinhe não apoiar o atual presidente do Benfica, Gaspar Ramos revela que manteve uma relação próxima com Luís Filipe Vieira ao longo dos últimos anos, “não sendo um conselheiro” do atual presidente das águias, mas alguém cuja palavra “era tida em consideração”. 

“Esses contactos permitiram-me perceber a falta de estrutura adequada aos objetivos de um clube com a grandeza do Benfica (...). Ausência de projetos, as decisões avulsas, a falta de planeamento. Sempre lhe manifestei discordância sobre o modelo de gestão praticado”, admite Gaspar Ramos, vincando ainda o “choque” que sentiu ao ver o regresso de Jesus à Luz. 

“Pela forma como saiu para o Sporting, o seu regresso foi grande indignidade para o Benfica que me chocou bastante”, concluiu. 

As eleições no Benfica estão marcadas para o próximo dia 28 de outubro, tendo como concorrentes Luís Filipe Vieira (Lista A), João Noronha Lopes (Lista B), Luís Miguel David (Lista C) e Rui Gomes da Silva (Lista D).