Portugal
"Rúben Amorim deve ser um arruaceiro. Comparativamente com outros castigos..."
2021-05-05 10:55:00
"Começa a ser demasiada esta dualidade de critérios que existe", critica Rui Barreiro

Rúben Amorim enfrenta novo momento de suspensão nesta temporada e o Sporting já assegurou que irá lutar para que o técnico veja as instâncias disciplinares reverterem esta situação, dando-lhe razão. Os leões já tiveram oportunidade de criticar a "súbita urgência com seis meses de atraso" na divulgação deste novo castigo. Para Rui Barreiro, antigo conselheiro leonino, é de estranhar o "timing" em que novo castigo ao técnico foi conhecido, sobretudo porque diz respeito a factos que ocorreram num jogo de outubro de 2020.

"O Rúben Amorim nesta época tem 42 dias de suspensão e sete jogos oficiais em que não pode dirigir o Sporting no banco. Deve ser um arruaceiro da pior espécie", ironizou Rui Barreiro, salientando que a decisão tomada pelo Conselho de Disciplina da Federação Portuguesa de Futebol não dá para compreender. "Não consigo entender", lamentou o ex-conselheiro verde e branco, chamando à consideração outros casos, ainda que sem os mencionar, para sustentar a sua admiração a respeito deste castigo aplicado a Rúben Amorim.

"Comparativamente com outros castigos ainda menos consigo entender", salientou Rui Barreiro, referindo que tal penalização não colhe o seu entendimento e compreensão. "Acho desajustado. A justiça tem de ser célere, rápida e equilibrada e não vejo nestes castigo rapidez".

Em comentário na Sport TV, o antigo conselheiro do Sporting realçou que "isto aconteceu em outubro do ano passado o jogo [que motiva agora o castigo]". Por isso, "rapidez não houve, equilibrada e justa também não me parece que tenha sido", esclareceu.

Rui Barreiro vê ainda uma espécie de campanha que vai sendo feita contra o treinador do Sporting e lamenta que assim aconteça. "Começa a ser demasiada esta dualidade de critérios que existe", afirmou.

O antigo conselheiro verde e branco vê ainda decorrer inquestionavelmente uma "perseguição" a Amorim. "É uma perseguição a um treinador que é cordial."

Barreiro referiu que Rúben Amorim, por iniciativa própria, "já admitiu que tem de melhorar a sua postura para evitar penalizar o Sporting e a sua vida profissional".

Rúben Amorim já reagiu ao caso ainda que destacando que nem precisava de o comentar. "Não vou comentar. Já tinha dito. É tão claro que não preciso de comentar. Mais vale não dizer nada, porque está à vista de todos", assegurou o técnico dos leões.

Recentemente, Rúben Amorim tinha terminado um período de suspensão, sendo que volta agora para a bancada, desta feita por declarações proferidas após o jogo contra o FC Porto, em Alvalade, na primeira volta do campeonato. Desta vez, o treinador verde e branco foi castigado com seis dias de suspensão.