Portugal
Rio Ave vence em Guimarães e interrompe série positiva do Vitória
2021-02-13 19:55:00
Segundo triunfo seguido para a equipa de Vila do Conde

O Rio Ave alcançou hoje o segundo triunfo consecutivo na I Liga portuguesa de futebol, ao derrotar o Vitória de Guimarães por 3-1, num jogo da 19.ª jornada, em que aproveitou os erros vimaranenses.

A equipa de Miguel Cardoso contrariou a maior posse de bola inicial dos vitorianos com dois contra-ataques ‘letais', concluídos por Carlos Mané, aos 23 minutos, e por Rafael Camacho, aos 32, e aproveitou depois uma falha clamorosa de Bruno Varela para selar o resultado por Gelson Dala, aos 74, depois de Quaresma ter reduzido aos 70, na recarga a um penálti que desperdiçou.

Após o triunfo, os vila-condenses subiram provisoriamente ao nono lugar, com 22 pontos, enquanto os vimaranenses, que perderam pela quinta vez em nove jogos em casa e estão sem vencer há três jornadas, mantêm o sexto, com 31.

Com André André de regresso ao ‘onze', os vimaranenses superiorizaram-se nos 15 minutos iniciais, instalando-se no meio-campo adversário graças aos sucessivos duelos que ganhava no ‘miolo', mas sem ‘engenho' para quebrar a organização da retaguarda vila-condense e criar oportunidades de golo.

Num desses lances em que o Vitória circulava a bola em redor da área contrária, André André falhou um passe que permitiu aos rioavistas saírem para o ataque pelo corredor central e inaugurarem o marcador: servido com um passe de rotura de Gelson Dala, Carlos Mané ganhou a Mumin em velocidade, isolou-se e rematou fora do alcance de Bruno Varela.

Com o reforço Sávio pela primeira vez no ‘onze', a equipa de Vila do Conde cresceu com o golo, bloqueando a circulação de bola vimaranense com maior facilidade, e ampliou a vantagem num lance semelhante ao do primeiro golo, com Gelson Dala novamente a assistir, desta feita Rafael Camacho, que bateu Bruno Varela com novo remate rasteiro.

Apesar do lance em que Santos impediu a ‘emenda' de Oscar Estupiñán na pequena área, aos 35 minutos, a formação de Guimarães mostrou-se incapaz de reagir ao cenário desfavorável, exibindo um futebol sem criatividade, apesar de ter quase sempre a bola na sua posse.

O Vitória apareceu para o segundo tempo com os mesmos 11 elementos que concluíram a primeira parte, mas incapaz de ‘romper' a organização rioavista, e só melhorou após as entradas de Marcus Edwards e de Bruno Duarte, aos 62 minutos. ´

Bruno Duarte desperdiçou um cabeceamento para reduzir dois minutos volvidos, antes de Quaresma reduzir a desvantagem, na sequência de um penálti que sancionou falta de Filipe Augusto sobre André André, com o golo a surgir na recarga após defesa de Kieszek.

O esforço vitoriano para inverter a desvantagem ruiu, porém, quatro minutos depois, num erro clamoroso de Bruno Varela, quando a equipa estava instalada no meio-campo rioavista: o guarda-redes perdeu a bola para Gelson Dala, que se limitou a correr em direção da baliza até marcar.

A reação vitoriana perdeu força diante de um Rio Ave compacto no seu meio-campo, a gerir o resultado até ao apito final.