Portugal
Rio Ave e Arouca discutem última vaga na I Liga de 2021/22
2021-05-23 11:30:00
'Play-off' arranca na próxima quarta-feira

O Rio Ave, 16.º classificado da I Liga, e o Arouca, terceiro da II Liga, começam na quarta-feira a discutir a última vaga no primeiro escalão do futebol português para a temporada 2021/22.

O 'play-off' é uma novidade desta temporada, com vila-condenses e arouquenses a procurarem o derradeiro lugar na I Liga da próxima temporada.

O Rio Ave terminou a I Liga na 16.ª posição, com 34 pontos, mais três do que o Farense e nove do que o Nacional, as duas equipas que desceram ao segundo escalão.

Apesar de ter entrado para a última jornada com possibilidades de assegurar diretamente a subida de divisão, o Arouca não conseguiu ultrapassar o Vizela na segunda posição, acabando no terceiro posto da II Liga, ganha pelo Estoril Praia.

Uma época depois de ter conseguido igualar a sua melhor classificação de sempre na I Liga, com um quinto lugar, o Rio Ave até começou bem a temporada e esteve a segundos de eliminar o AC Milan na Liga Europa, caindo apenas no desempate por grandes penalidades.

Na I Liga sucessivamente desde 2008/09, o Rio Ave teve três treinadores esta temporada, que começou com Mário Silva no banco, seguindo-se Pedro Cunha, um homem da casa, antes do regresso de Miguel Cardoso.

O Arouca conta quatro presenças no primeiro escalão, entre 2013/14 e 2016/17, tendo como melhor prestação o quinto lugar em 2015/16.

A equipa comandada por Armando Evangelista chega ao 'play-off' na melhor fase da temporada, com nove triunfos consecutivos, que lhe permitiram chegar ao terceiro lugar.

As duas equipas já se defrontaram em nove ocasiões, oito para a I Liga e uma para a Taça de Portugal, com o equilíbrio a dominar o confronto direto, com três vitórias para cada equipa e três empates - num deles o Arouca acabou por eliminar o Rio Ave no prolongamento na Taça de 2012/13.

A primeira mão está marcada para quarta-feira, em Arouca, às 21:45, com o segundo jogo a disputar-se em 30 de maio, em Vila do Conde, às 19:00.