Jorge Costa, antigo companheiro de Ricardo Costa no FC Porto, elogia-o: “Foi a paixão pelo jogo que o faz regressar”
O antigo jogador do FC Porto Ricardo Costa, que conta no currículo com vários títulos de prestígio, entre os quais uma Taça Intercontinental, uma Liga dos Campeões e uma Liga Europa, todos eles ao serviço dos dragões, aos 36 anos está de regresso ao futebol português para representar o Tondela. Jorge Costa, antigo capitão dos azuis-e-brancos e que jogou com ele vários anos no FC Porto, foi apanhado de surpresa com a notícia. “Não sabia…é uma boa surpresa. Mas só há uma explicação para que isso aconteça. É a motivação que ele ainda tem para jogar futebol. É a paixão que o move neste regresso, e não o dinheiro”, disse ao Bancada o antigo capitão do FC Porto.
“Ricardo Costa fez uma carreira internacional a um nível muito elevado, e no FC Porto juntos ganhámos a Liga dos Campeões, a Taça UEFA e a Intercontinental. É sempre de louvar quando os bons jogadores decidem regressar ao futebol português”, afirma Jorge Costa, atual selecionador do Gabão. Questionado a dizer qual terá sido a motivação para Ricardo Costa voltar a Portugal, para o Tondela, Jorge Costa não tem dúvidas: “Não foi o plano financeiro, com toda a certeza. Ninguém, aos 36 anos, regressa ao futebol português por dinheiro. Ele sempre demonstrou uma grande paixão pelo jogo. Foi essa motivação de querer continuar a sentir a mesma paixão que o levou a regressar”.
Rumo ao estrelato
O percurso de Ricardo Costa em Portugal foi sempre ascendente até chegar ao FC Porto. Formado no Boavista, conquistou o Campeonato da Europa de sub-18 pela Seleção Nacional em 1999, numa equipa onde constavam Moreira, Miguel, Tonel, Pêpa e Duda entre os nomes mais ilustres. Nesse ano trocou o Bessa pelas Antas, tendo representado o FC Porto B durante duas temporadas antes de chegar à equipa principal.
A estreia pelo FC Porto aconteceu em 2001/02, num jogo – precisamente – contra o Boavista. Os dragões perderam por 0-2, mas as temporadas que se seguiram trouxeram glória aos azuis e brancos e a Ricardo Costa.
Com José Mourinho no leme do FC Porto, Ricardo Costa venceu a Taça UEFA em 2002/03 e a Liga dos Campeões em 2003/04 e dominou as provas nacionais nesse período. Então bastante jovem, o central foi crescendo na equipa portista,
No total, foram seis temporadas no plantel principal do FC Porto, tendo conquistado o campeonato por quatro vezes e adicionado também uma Liga dos Campeões, uma Taça UEFA e uma Taça Intercontinental ao palmarés, para além de várias Taças de Portugal e Supertaças Cândido de Oliveira.
Ricardo Costa (à esquerda) num treino com o FC Porto campeão europeu, em 2004 (Foto: João Abreu Miranda/Lusa)
Aventura no estrangeiro
Finalizada a época 2006/07, com mais um campeonato ganho, Ricardo Costa deixou o FC Porto para rumar ao VfL Wolfsburgo, onde encontrou jogadores conhecidos do futebol português como Facundo Quiroga, Diego Benaglio ou o defesa português Alex. Pelos germânicos, venceu o campeonato alemão em 2008/09 e saiu na temporada seguinte, passando seis meses no Lille OSC antes de rumar ao Valência CF.
O emblema dos espanhóis foi mesmo o mais utilizado por Costa durante a sua carreira. Em quatro temporadas nos ‘Ché’, entrou em campo mais de 30 vezes em três delas, somando 124 jogos e dez golos pelo clube. Saiu em 2014, mudando-se para o médio oriente e representando o Al-Sailiya, do Catar. A experiência não durou e passado um ano já estava de volta à Europa. Esteve no PAOK (Grécia) e no Granada CF (Espanha) antes de chegar ao FC Luzern, clube da Liga Suíça em que jogou em 2016/17.
Chega a Portugal e ao CD Tondela, dez anos depois de ter saído do FC Porto para o Vfl Wolfsburgo, depois de 37 jogos e um golo na última época, mostrando que, apesar da larga idade, não está acomodado ou com falta de utilização. Como se dará de amarelo e verde é uma incógnita, claro, mas a verdade é que Ricardo Costa não aparenta pensar em terminar a carreira, passando a ser um dos mais experientes e titulados jogadores a atuar em Portugal.
Ao serviço da Seleção Nacional, conta com 22 jogos e um golo, apontado num empate a uma bola com Israel para a qualificação para o Mundial 2014. Marcou presença nas listas finais para os Mundiais de 2006, 2010 e 2014, assim como para o Europeu de 2012.
Os 18 títulos de Ricardo Costa
1 Taça Intercontinental 2004
1 Liga dos Campeões 2003/04
1 Liga Europa 2002/03
4 Liga portuguesa 2002/03; 03/04; 05/06 e 06/07
3 Taça de Portugal 2000/01; 02/03; 05/06
1 Bundesliga 2008/09
1 Torneio de Toulon 2001
1 Nacional de juniores 1998/99
1 Europeu de sub-18 1999
*Com Gomes Ferreira