Portugal
"Retorno com Gyökeres vai ser bastante elevado. Com Kökçü não acredito"
2024-01-29 15:20:00
Kökçü e Gyökeres contratados nesta época pelos rivais lisboetas

Orkun Kökçü e Viktor Gyökeres foram contratados nesta época por Benfica e Sporting, respetivamente. Até ao momento, o médio turco tem sido aposta frequente de Roger Schmidt mas não se conseguiu tornar popular quanto ao seu rendimento quanto aquele que o avançado sueco tem protagonizado em Alvalade.

José Sousa, antigo jogador de futebol, olhou para a política de contratações das equipas do pelotão da frente, em Portugal, e admitiu que, em caso de venda, o Sporting acabará por tirar mais proveitos financeiros do que o Benfica com Orkun Kökçü.

“Apesar de o Benfica ter feito com Kökçü e o Sporting ter feito com Gyökeres, mas eu acho que o retorno com Gyökeres vai ser bastante elevado. Com Kökçü não acredito que isso aconteça”, afirmou José Sousa.

Sousa e o "retorno bastante elevado com Gyökeres" em comparação com Kökçü

Em declarações na Sport TV, o antigo jogador aproveitou para realçar que os clubes nacionais procuram, cada vez mais, contratar jogadores em idades jovens para que os possam potenciar.

“A política de contratações seja de Benfica, seja de FC Porto, seja de Sporting, é normal tentar contratar jogadores mais jovens e porquê? A partir daí, há a possibilidade de os fazer crescer, fazer evoluir e fazer um bom encaixe financeiro”, identificou José Sousa.

“Se compras um jogador por 10 ou 15 milhões, em Portugal, é um grande investimento. Se o venderes depois por 50 ou 60 fantástico”, comentou ainda o antigo jogador de futebol.

Kökçü era a grande figura da Liga dos Países Baixos e os adeptos do Benfica depositaram nele grandes esperanças sobretudo ao nível do desenvolvimento do futebol ofensivo.

“A política de contratações seja de Benfica, seja de FC Porto, seja de Sporting, é normal tentar contratar jogadores mais jovens e porquê? A partir daí, há a possibilidade de os fazer crescer, fazer evoluir e fazer um bom encaixe financeiro”

Porém, até ao momento, a grande figura do meio-campo do Benfica tem sido João Neves. Aliás, desde os primeiros dias da temporada que algumas figuras encarnadas identificavam João Neves como sendo o elemento em destaque no miolo e não o médio turco.

Na Luz, Roger Schmidt tem apostado quer em Kökçü quer em João Neves, sendo que Florentino Luís também tem vindo a ser chamado pelo treinador do Benfica, que já colocou Aursnes no centro do terreno, embora o jogador internacional pela Noruega esteja a jogar preferencialmente pelos corredores na defesa face à lesão de Bah.