Portugal
"Resta a consolação de empatar onde o putativo campeão europeu foi eliminado"
2023-03-20 09:55:00
Portistas reagem aos dez pontos de desvantagem para o Benfica no campeonato a nove jornadas do fim

Os portistas fazem contas à vida e aproveitam a paragem do campeonato, que dá lugar aos trabalhos das seleções nacionais, para traçarem objetivos para o que falta jogar nesta temporada. Já sem presença nas competições europeias e com dez pontos de desvantagem para a liderança que é do Benfica, os azuis e brancos soltam lamentos em relação ao objetivo de revalidar o título e apontam caminhos para a equipa de Sérgio Conceição no que resta da época.

"O FC Porto não vai desistir do campeonato, digamos. Vai tentar. Oito pontos já eram difíceis de recuperar quanto mais 10", observou Jorge Amaral, antigo jogador do FC Porto, dizendo que o Benfica não está a vacilar na frente e isso faz aumentar a descrença portista de que o bicampeonato possa ser real a norte.

"Realmente se a gente olhasse para a equipa do Benfica e sentisse que era uma equipa que estava intermitente e que não tinha níveis de confiança altos, que estava em quebra de forma, tinha diversos problemas, se calhar ainda se poderia pensar que algo poderia acontecer", comentou o ex-futebolista dos azuis e brancos, em declarações na CMTV.

Por conseguinte, o antigo atleta dos dragões entende que o FC Porto deverá tentar, pelo menos, segurar o segundo lugar até final da época e assim ter entrada direta na fase de grupos da Liga dos Campeões.

"O Benfica é uma equipa que está com confiança com vitórias atrás de vitória. As vitórias dão confiança e as coisas são muito fáceis, em que as coisas acontecem de uma forma normal", concluiu Amaral sobre um tema que também mereceu comentários de José Fernando Rio, antigo candidato à presidência portista.

Não me lembro duma fase do FC Porto com tantas dificuldades em marcar um golo. Total falta de clarividência e contundência", assinalou José Fernando Rio, apontando críticas à arbitragem de João Pinheiro no SC Braga-FC Porto.

"De resto, é mais uma pinheirada e uma arbitragem portuguesa sem qualquer critério que se perceba. O único que existe é, na dúvida, é sempre contra o FC Porto", sublinhou José Fernando Rio, em mensagem deixada na rede social Twitter onde o também ex-candidato à presidência portista Nuno Lobo falou sobre o contexto portista nesta altura da temporada.

"Mais um penálti por marcar a favor do FC Porto, quando este ano já vi ser marcado um penálti numa bola que bate nas costas a favor da equipa do regime, enfim", criticou Lobo.

Ainda com a mira apontada para a Luz, Lobo manifestou a sua ironia em relação ao empate do FC Porto em casa do SC Braga para o campeonato, lembrando que o Benfica ali caiu nas grandes penalidades após empatar no tempo regulamentar e no prolongamento.

"Resta a consolação de empatar num campo onde o putativo Campeão Europeu foi eliminado da Taça de Portugal", concluiu Nuno Lobo na mensagem deixada após o encontro dos azuis e brancos na 'pedreira'.

Conceição não atira a toalha ao chão

O treinador do FC Porto também se mostrou descontente com o momento atual do FC Porto mas nem por isso atira a toalha ao chão e confia que ainda pode alcançar algo na competição nesta época.

"Nesta casa, neste clube, e estou aqui há alguns anos como treinador e tive alguns como jogador, praticamente iniciei a minha carreira de futebolista, nunca, mas nunca, se atira a toalha ao chão", disse Conceição, prometendo "máxima dedicação" no que resta da temporada.

"Olhamos sempre os adversários de frente. Estamos longe, é verdade, mas temos nove finais para disputar. Em maio as contas vão-se fazer. Sempre de cabeça erguida, com máximo empenho, isso podem ter a certeza. Com máxima dedicação", disse o treinador campeão nacional, em declarações na Sport TV.