Portugal
"Reavivar de práticas. Benfica a perder, equipa de arbitragem faz prova de vida"
2024-09-05 10:20:00
"Não pode ser, já não se usa", critica sportinguista e ex-presidente do Grupo Stromp Tito Arantes Fontes

A saída de Roger Schmidt do comando técnico do Benfica não apaga da memória sportinguista o penálti que valeu o empate aos encarnados, em Moreira de Cónegos. Tito Arantes Fontes, antigo presidente do Grupo Stromp, assinala no jornal oficial do Sporting que houve um "reavivar de práticas" no jogo dos rivais.

O sportinguista deu conta de que o Benfica, na altura ainda treinado por Roger Schmidt, estava a perder por 1-0 no tempo de descontos. Só que a equipa de arbitragem resolveu fazer uma "prova de vida", como apelida Tito Arantes Fontes e assinalou um penálti a favor dos encarnados.

Arbitragem do Benfica num "reavivar de práticas"

Depois de elogiar a arbitragem do clássico de Alvalade entre Sporting e FC Porto, Tito Arantes Fontes faz reparos ao trabalho da equipa de arbitragem do jogo do Benfica contra o Moreirense, no Minho.

"Em Moreira de Cónegos, assistiu-se, pelo contrário, ao reavivar de práticas que atentam contra a verdade desportiva", assinalou Tito Arantes Fontes, realçando que foi necessário nesse jogo "ressuscitar práticas do passado".

"O Benfica estava a perder e a equipa de arbitragem (André Narciso, acolitado pelo VAR Vasco Santos) resolveu fazer 'prova de vida' e ressuscitar práticas do passado", criticou Tito Arantes Fontes, em artigo que assina no jornal oficial do Sporting.

"Vai daí foi assinalado, já nos descontos do jogo, um inexistente penálti para salvar a iminente derrota", lamentou o sportinguista, certo de que se tratou de um lance que "não se usa".

"Não pode ser, já não se usa", diz Tito Arantes Fontes

"Não pode ser, já não se usa! E – mais uma vez – estes dois árbitros deram evidente nota de terem de ser 'reciclados', pois o caminho que persistem em trilhar não é definitivamente o modo para o qual a arbitragem portuguesa tem de evoluir", indicou Tito Arantes Fontes.

À parte das arbitragens, o ex-presidente do Grupo Stromp, um dos organismos mais emblemáticos na história do Sporting, deu conta da satisfação com a campanha que a turma de Alvalade está a fazer no campeonato.

Tito Arantes Fontes entende que o triunfo no clássico, que deixou os leões isolados no topo, "foi limpinho, clarinho e evidente". "Só mesmo o Sporting poderia e merecia ganhar aquele jogo", salientou o sportinguista sobre a vitória diante do FC Porto. Neste sentido, há quem entenda que se mostrou um "fato de campeonato feito à medida do Sporting".

O campeonato está parado atualmente, dando lugar aos trabalhos das seleções nacionais. Quando a competição voltar, o Sporting vai jogar contra o Arouca, dia 13 de setembro, às 20:15.