O FC Porto está mais próximo de avançar para os quartos de final da Liga dos Campeões, depois de derrotar o Arsenal por 1-0 em jogo da primeira mão dos oitavos de final da prova milionária e é com essa vantagem que irá partir para a segunda mão da eliminatória, que se vai realizar em Londres, capital do Reino Unido.
O golo da vitória portista foi apontado por Galeno, aos 90+4', da partida no Estádio do Dragão, num jogo que em muitos momentos deu ideia de que "não se trataria de um jogo de Champions".
"O Arsenal fez uma partida muito modesta. O FC Porto, mais ou menos, se lhe correspondeu. Quem estivesse a ver o jogo com atenção chegaria à conclusão em muitos momentos do jogo que não se trataria de um jogo da Liga dos Campeões Europeus. Não parecia isso", defendeu Ribeiro Cristóvão, comentador na SIC Notícias e uma das figuras conhecidas da área desportiva, tendo também sido deputado na Assembleia da República.
Ribeiro Cristóvão diz que Arsenal do Dragão nem parecia o terceiro da Premier League
"Quem visse esta equipa do Arsenal pela primeira vez não acreditaria que é o terceiro classificado do campeonato de Inglaterra apenas a dois pontos do líder Liverpool. E a um ponto do Manchester City", sublinhou também Ribeiro Cristóvão.
Na análise que fez ao jogo, o ex-deputado e agora comentador desportivo disse que "o Arsenal estava claramente a tentar gerir o jogo" no relvado do Estádio do Dragão.
Mas a vitória acabou por sorrir aos azuis e brancos com "mérito", destacou Ribeiro Cristóvão. "O FC Porto, não tendo feito um jogo deslumbrante, antes pelo contrário, tem mérito nesta vitória, está agora a um passo de assustar o Arsenal no jogo da segunda mão no Emirates", admitiu Ribeiro Cristóvão.
Em todo o caso, o comentador avisa que há algumas épocas atrás o FC Porto também enfrentou o Arsenal para a Champions e venceu na cidade Invicta. Porém, na deslocação a Londres acabou goleado.
"Poderá repetir um pouco aquilo que aconteceu na época de 2009/10. Nessa altura, o Arsenal também jogou com o FC Porto. O Arsenal perdeu por 2-1 no Estádio do Dragão mas depois ganhou por 5-0 em Inglaterra", recordou Ribeiro Cristóvão.
O FC Porto parte agora em vantagem para o duelo da segunda mão, a realizar durante o mês de março. Vale a vantagem o remate em arco de Galeno, já nos descontos da partida.
Recentemente, o Sporting defrontou o Arsenal e acabou por afastar o clube londrino da Liga Europa, sendo que Maniche recordou que isso não foi no palco milionário que "tem outra dimensão".