Portugal
"Quem não joga as provas europeias tem alguma vantagem", diz Peseiro
Redação
2020-11-23 12:55:00
Ex-técnico dos leões lembra que Rúben Amorim tem missão 'facilitada' nesse capítulo

O campeonato está animado com várias equipas separadas por poucos pontos, com natural destaque para a luta pelo título onde o Sporting leva, para já, vantagem.

SC Braga, Benfica e FC Porto seguem de perto o trilho do leão mas é a equipa orientada por Rúben Amorim que comanda a tabela classificativa e está no lugar mais ambicionado de todos no campeonato.

Antigo treinador de Sporting e FC Porto, entre outros emblemas portugueses, José Peseiro diz que o facto de os leões não estarem nas provas europeias pode oferecer alguma vantagem ao conjunto leonino, mas não acredita que essa eventual vantagem possa ser decisiva no desfecho das contas finais do campeonato.

"Quem não joga as provas europeias, se tiver competitividade, tem alguma vantagem. Não é decisivo mas tem vantagem", analisou José Peseiro que, na Bola Branca da Renascença, salientou ainda que no caso de Benfica e SC Braga, que estão na Liga Europa, os técnicos Jorge Jesus e Carlos Carvalhal têm tido problemas relacionados com a fadiga nos seus jogadores e a recuperação.

José Peseiro entende que três dias de recuperação entre jogos são insuficientes e, por isso, nota com alguma naturalidade uma quebra de rendimento quer nas águias quer nos guerreiros.

No caso do FC Porto, que está na Liga dos Campeões, José Peseiro entende que Sérgio Conceição tem sentido dificuldades em mudar o foco competitivo dos seus pupilos dos jogos da Liga milionária para o campeonato.

Mesmo com este cenário, em todo o caso, José Peseiro espera um campeonato competitivo e entende que Sporting e SC Braga podem ter uma palavra a dizer na luta que tem sido, nas últimas épocas, travada por Benfica e FC Porto, por norma, salvo uma ou outra exceção.

É que para o atual selecionador nacional da Venezuela tanto na Luz como no Dragão os plantéis não têm o poderio que outros grupos já tiveram há uns anos atrás.

"O Benfica e o FC Porto não têm as equipas que tiveram há uns anos em que dominaram e tinham não sei quantos pontos por cima dos outros", detalhou José Peseiro.

O técnico português refere que "o FC Porto não tem nem o Benfica". "Lembro-me da era do Jesus e do Villas-Boas e do Vítor Pereira. Continuam a ser as equipas que mais gastam mas Sporting e SC Braga têm equipas competitivas", salientou o agora selecionador da Venezuela.

No regresso do campeonato, o Sporting irá defender a sua liderança num embate frente ao Moreirense, em partida agendada para o dia 28 (sábado), em Alvalade, enquanto que o FC Porto defronta o Santa Clara nesse mesmo dia.

Já o Benfica de Jorge Jesus mede forças contra o Marítimo, na segunda-feira dia 30 de novembro, e o SC Braga recebe o Farense no domingo dia 29 deste mês.