Portugal
"Quem fala de 24 títulos não tem legitimidade para falar em taças de cartão"
2024-09-12 13:50:00
"Falam de 24 títulos, com quatro títulos de campeão do Sporting, que não existem", refere Jaime Cancella de Abreu

A apresentação de Bruno Lage decorreu no Centro de Treinos do Seixal. E há quem note que a oficialização do treinador, que regressou ao clube, não teve a dimensão de outros regressos ao Benfica. O regresso de Jorge Jesus, por exemplo, decorreu também no Seixal, numa zona exterior, em tempo de pandemia, e foram colocados vários troféus conquistados por Jesus no Benfica.

Nessa altura, também existiram duas referências para as finais disputadas pelo Benfica, com Jesus, que as águias perderam. Por isso, agora que Bruno Lage foi apresentado, entre sportinguistas, há quem critique o modelo escolhido para oficializar Bruno Lage.

Cancella de Abreu: Taças de cartão e campeonatos do Sporting

Jaime Cancella de Abreu, conhecido associado do Benfica, diz que os sportinguistas não têm "legitimidade" para falar de "taças de cartão", em alusão ao vice-campeonatos da Liga Europa que Jesus alcançou [em 2013 e 2014]. O benfiquista diz que os sportinguistas também referem que têm 24 títulos de campeão em Alvalade e no autocarro da equipa mas têm 20 títulos, declarados como oficiais pela Federação Portuguesa de Futebol.

"Tem um autocarro com 24 títulos e no Estádio [de Alvalade] falam de 24 títulos com quatro títulos de campeão do Sporting que não existem. Mas eles gostam muito de falar em quatro títulos. Foram negados por uma Assembleia Geral da Federação Portuguesa de Futebol", referiu Jaime Cancella de Abreu, em debate no V+, onde estava o ex-diretor de Comunicação do Sporting, Nuno Saraiva, que estava a fazer reparos à apresentação de Lage.

"Eles gostam muito de falar em quatro títulos"

Cancella de Abreu realçou que o Sporting pode ter conquistado as provas mas "não são é títulos de campeão nacional". "Vamos por aí. Mas para quem fala de taças de cartão e tem 24 títulos de campeão, que não são, são 20, a exibir...".

"Quem anda a falar de 24 títulos quando tem 20 de campeão não tem legitimidade nenhuma para falar de taças de cartão", sentenciou Jaime Cancella de Abreu sobre um tema que tem alimentado discussões ao longo dos anos.

Já no tempo de Bruno de Carvalho que esta situação dos campeonatos do Sporting foi levantada. Argumentava o agora ex-presidente que o Sporting tinha quatro campeonatos do passado que deveriam ser creditados ao clube.

A Federação Portuguesa de Futebol analisou vários documentos e tomou uma decisão em Assembleia Geral. Essas conquistas do Sporting não foram consideradas como campeonatos nacionais. Mas entre sportinguistas diz-se que são "24 campeonatos reconhecidos pelo mérito".

Apesar disso, já com Frederico Varandas, é frequente verem-se referências a 24 títulos de campeão nacional conquistados pelo Sporting, quer em inscrições em Alvalade ou mesmo no autocarro que transporta a equipa principal.