Portugal
Quem é Fernando Saúl, funcionário do FC Porto?
2024-01-31 12:15:00
Sócio dos azuis e brancos há várias décadas, é speaker do estádio e já pertenceu aos Super Dragões

Fernando Saúl é o speaker do Estádio do Dragão e oficial de ligação aos adeptos do FC Porto. Portista dos 'sete costados', Saúl é uma figura mediática no emblema portista e figura próxima dos Super Dragões e que tem como sonho "ver o Estádio do Dragão sempre cheio".

Nascido numa família de portistas, filho e neto de taxistas, desde miúdo que Fernando Saúl reconhece que a vida ao fim de semana é feita "em prol do FC Porto".

Pelo FC Porto inscreveu-se como membro da claque Dragões Azuis e, mais tarde, passou a pertencer aos Super Dragões, onde chegou a desempenhar funções de liderança.

Quem é Fernando Saúl?

Em entrevista ao Porto Canal, Fernando Saúl chegou a admitir que estar a trabalhar para o FC Porto o faz sentir realizado, porque faz o que gosta, na "casa" que gosta e, por isso, há momentos que não esquece como o "golo de Costinha em Manchester", diante do United na Liga dos Campeões, numa das eliminatórias que permitiram aos dragões vencer a 'orelhuda'.

"Naquela altura abriu a porta" para a caminhada histórica, reconheceu Fernando Saúl, certo de que o golo de Derlei em Sevilha na final da Taça UEFA, em 2003, foi importante também, mas colocando o golo de Kelvin, aos 90+2' de um clássico contra o Benfica, no patamar de imortal.

Saúl e a história de não referir o nome do Benfica nas colunas do Dragão

Foi coisa que Saúl, admite, ainda o marca. "Ainda sonho com isso", reconheceu Saúl que chegou a explicar o porquê de não referir o nome Benfica mas sim "visitante".

"Eu vivo muito o jogo, vivo muito o pré-jogo, sou uma pessoa atenta à comunicação social, atenta a tudo que se passa à volta deste fenómeno. Às vezes é usar a rivalidade saudável em prol de motivação", justificou, dizendo que "essa do visitante" aconteceu porque havia uma série de "atritos" entre FC Porto e Benfica.

"Essa do visitante é uma forma que eu encontrei na altura, porque era uma altura de muitos atritos entre o nosso clube e esse clube de esse clube não merece que seja dito o nome dele. Vamos tratar com respeito. É o visitante."

O homem do megafone das Antas

Fernando Saúl é funcionário dos portistas e um dos elementos que declara frequentemente a sua gratidão a lealdade a Pinto da Costa, presidente do FC Porto.

"Este senhor fez do FC Porto o que este clube é nos dias de hoje. Vivemos num tempo de falta de lealdade de gratidão e até de princípios mas eu nunca os esqueço. Fico feliz de ter um presidente em que o foco é ganhar, foi esse princípio que nos fez ser o que somos", chegou a dizer, em 2023, numa mensagem deixada nas redes sociais onde fazia acompanhar uma foto ao lado do histórico presidente do FC Porto.

"Com o presidente nunca seremos vendidos a uns árabes desta vida que nem sabem de onde somos", acrescentou também na altura Fernando Saúl, ele que é sócio do FC Porto há quase 50 anos e que se orgulha de quase nunca faltar aos jogos dos azuis e brancos.

Em 1994, aquele que era "o homem do megafone da claque" foi convidado a entrar para a estrutura, ainda na altura em que o FC Porto jogava no Estádio das Antas. "É uma coisa normalíssima. Eu não tenho que ser profissional", referiu, dizendo que assinala os golos como um adepto e as "coisas saem".

Fernando Saúl, um apaixonado pelo FC Porto, diz que não se recorda de ter assobiado a equipa dos azuis e brancos durante os 90 minutos num "país centralista".