Portugal
"Quem diria que o Sporting batia Benfica, que dava 10 de avanço, e FC Porto?"
2021-05-10 12:50:00
Ex-presidente da Académica diz que este desfecho "nem nos melhores sonhos de Frederico Varandas e Rúben Amorim"

Próximo de conquistar o título, o Sporting recebe elogios das mais variadas figuras do desporto português do presente mas também do passado. José Eduardo Simões, antigo presidente da Académica, sustenta que a caminhada da equipa de Rúben Amorim tem surpreendido tudo e todos, até porque o leão não partiu na 'pole position' no começo desta temporada. "Quem diria, no início desta época, que o Sporting seria campeão nacional, batendo sem espinhas os favoritos Benfica, que dava 10 de avanço a qualquer adversário, e FC Porto?", interrogou-se o ex-dirigente.

José Eduardo Simões sustentou ainda que a equipa de Rúben Amorim conseguiu equilibrar 'o barco' ao longo da temporada, apesar de um ou outro desaire que foi colecionando noutras competições, sendo que na Liga portuguesa entra para a 32.ª jornada sem derrotas. "Quem apostaria num clube que, logo de início, foi varrido da Liga Europa por outro de dimensão menor, sofrendo um grande rombo financeiro e um forte murro no peito que abalou a confiança numa equipa que praticamente foi montada de raiz, repleta de jovens e desconhecidos?", questionou o antigo líder dos 'estudantes'.

Em declarações num artigo de opinião que assina nas páginas do jornal O Jogo, José Eduardo Simões sustentou ainda que este título com esta campanha dos leões de Alvalade não estaria "nem nos melhores sonhos de Frederico Varandas e Rúben Amorim".

Contratado em março de 2020 ao SC Braga, Rúben Amorim acabaria por terminar em quatro lugar na última época, ficando relegado para as fases de apuramento para a Liga Europa, prova na qual nem chegou à fase de grupos, depois de ter sido afastado pelo LASK.

Nesta temporada, o Sporting começou a época com várias mudanças no balneário mas foi conseguindo alcançar vitórias que, somadas aos desaires dos rivais, permitiram aos leões comandarem a classificação até esta altura, podendo festejar o título em breve.

A caminhada do Sporting tem merecido destaque também pelo facto de Rúben Amorim estar a lançar vários jovens formados na equipa verde e branca, como são os casos de Tiago Tomás, Nuno Mendes, Gonçalo Inácio, entre outros.

A somar a isto, o Sporting conseguiu regressos de jogadores formados em Alcochete, como João Palhinha e João Mário, que têm sido duas das figuras desta caminhada que poderá interromper um jejum de 19 anos sem conquistar o título.

Para ser campeão já nesta ronda, o Sporting terá de vencer na receção ao Boavista, agendada para terça-feira, no Estádio de Alvalade. Porém, a festa poderá ser feita já hoje, segunda-feira, caso o FC Porto não vença na receção ao Farense, de Jorge Costa.

O duelo dos dragões, na Invicta, está agendado para as 20h15, contando para a 32.ª jornada da I Liga portuguesa. Sérgio Conceição tentará somar três pontos para tentar assegurar o segundo lugar o quanto antes e ainda manter viva a esperança do título.