Portugal
"Que vocês possam ver as nossas glórias, mas não como estátuas”
2021-09-25 22:35:00
Rui Costa volta a fazer um apelo ao regresso ao clube das antigas glórias, para que “não caiam no esquecimento”

O presidente do Benfica, Rui Costa, candidato às eleições do próximo dia 9 de outubro, falou hoje aos adeptos, na Casa do Benfica de Barcelos, depois do triunfo dos encarnados frente ao Vitória. O dirigente reiterou o desejo de ver as antigas glórias de regresso ao clube, num discurso onde agradeceu aos adeptos, pela serenidade com que enfrentaram este momento difícil da história do clube.

Depois desse agradecimento, Rui Costa dedicou uma palavra aos vice-presidentes Varandas Fernandes e José Eduardo Moniz, que estão de saída da direção. Mas centrou uma longa parte do discurso nos grandes futebolistas do passado, que engrandeceram o nome do Benfica. 

“Quero que os nossos ídolos, os vossos ídolos, não caiam no esquecimento. No futebol, nas modalidades, tivemos sempre muitos, porque a nossa história é longa. Que os nossos ídolos não caiam no esquecimento e que sejam lembrados por todos vós. E que vocês os possam ver, mas não como estátuas”, referiu.

“Que vocês os possam ver a participar na história do clube, na vida do clube, porque eles o merecem. É importante que nós consigamos fazê-los voltar a casa, que possam estar perto do clube, que eles tanto amam. Ultimamente têm estado afastados, mas queremos vê-los de volta”, insistiu.

Rui Costa lembrou que ele próprio é uma ex-glória do Benfica, e não escondeu o orgulho por esse facto. Mas repetiu a importância do papel de futebolistas do passado em contribuírem para o crescimento do clube.

“Não é só por eu ser uma ex-glória, que assim me considero, orgulhosamente. É, acima de tudo, pelo merecimento. Há o hábito de se dizer que o jogador, hoje, não tem amor à camisola, que não é do clube. Eu joguei com muita gente à bola. Joguei com muito benfiquista, com muito benfiquista... E, portanto, não é apenas por ser uma ex-glória - e digo-o com muito orgulho, de boca cheia - que entendo que as antigas glórias devem estar perto do clube também”, completou.

Rui Costa anunciou também que pretende fazer obras de melhoramento do estádio da Luz e os pavilhões, pretende avançar com o crescimento no centro de estágio e também avançar com o centro de alto rendimento, que vai servir modalidades e futebol, desde a formação.

E falou na ambição do clube em conseguir resultados além-fronteiras. “É cada vez mais difícil sermos campeões europeus, mas também não nos pode faltar ambição para termos melhores resultados do que os que temos até agora. As grandes prestações europeias, não só no futebol, também nas modalidades, têm de ser um dos grandes objetivos. Não nos pode chegar Portugal. Nós não somos de Portugal, somos do mundo”, concluiu.