Calisto detalha nível das exibições do FC Porto
Henrique Calisto entende que a equipa do FC Porto, atual campeã em título, ainda não revela um nível exibicional do agrado dos adeptos mas não percebe como é que, na comparação com o Benfica, a crítica seja mais “feroz” com Sérgio Conceição do que com Jorge Jesus.
Ao comentar eventuais razões para o momento do FC Porto, que depois do desaire em Paços de Ferreira respondeu com duas vitórias seguidas (uma para a Champions, outra para o campeonato), o técnico português diz que não entende como é que o Benfica está há duas jornadas a perder, sofre seis golos nessas mesmas jornadas e a crítica se foca no treinador azul e branco.
“Há uma intensidade de críticas muito maior em relação ao FC Porto. Quase que enterravam o Sérgio Conceição e a equipa do FC Porto. O Jesus, pelo seu estatuto, vai passando entre os pingos da chuva, tem uma segunda derrota e não há críticas ferozes”, comentou Henrique Calisto.
Em declarações no Porto Canal, o experiente treinador salientou ainda que o momento do FC Porto se pode explicar por várias razões mas destaca que a covid-19 tem privado os jogadores de se conhecerem melhor, as suas famílias, os tradicionais convívios e almoços do plantel. E tudo isto, nota Calisto, acaba por se refletir nestes tempos atípicos.
Calisto referiu ainda que o FC Porto tem de pensar em ser “autoritário, positivo” e ir em busca dos objetivos que traçou para esta temporada, onde defende o campeonato e a Taça de Portugal.
O treinador lamentou ainda algumas análises ao sistema que Sérgio Conceição tem vindo a apresentar e realça que mais que questões técnicas e táticas se deve abordar a questão dos jogadores enquanto homens.
“Vejo análises táticas sem pés nem cabeça. Deve meter aqui e ali, acolá, e esquecem-se que atrás está o homem e o grupo. As questões técnicas e táticas eles têm”.
“Há muitos teóricos. 4-4-5, 10, 12, 13, mete aqui e acolá. Às vezes, o problema não é esse”, comentou o treinador, referindo ainda que “muitas vezes o fator psicológico” pesa.
Na última jornada do campeonato, o FC Porto recebeu e venceu o Portimonense, no Estádio do Dragão, enquanto que o Benfica perdeu no Estádio da Luz contra o SC Braga.