Francisco Conceição foi protagonista no jogo contra o Antuérpia de um lance dentro da grande área que tem corrido o mundo. Já na segunda parte do encontro da Liga dos Campeões, o jovem jogador portista caiu na área e ficou a pedir penálti, mas o árbitro nada assinalou, enquanto que o treinador Sérgio Conceição, no banco, ia reclamando e abrindo os braços.
O técnico do Antuérpia assumiu logo que Francisco Conceição deveria ter sido amarelado porque deu um "salto para a piscina". "Também acho que o Francisco Conceição deveria ter sido expulso, deu um salto para a piscina e depois disso viu um amarelo numa falta. Resumindo, fizemos uma boa partida e por pouco não recebemos o prémio que merecíamos", disse o antigo internacional holandês, em conferência de imprensa.
Fernando Mendes, antigo jogador de futebol, também deixou reparos à forma como alguns jogadores são protagonistas em lances destes ao longo das várias partidas em várias competições.
"Isto se não houvesse VAR, quantos penáltis destes eram marcados? Ou quantos penáltis destes já foram marcados quando não havia VAR?", questionou Fernando Mendes, em declarações na CMTV.
O ex-futebolista disse ainda que não vê este tipo de lances acontecer apenas no FC Porto. "Estou a falar do FC Porto e outros. Isto acontece sistematicamente", lamentou Fernando Mendes.
"Há uns anos atrás eram penáltis atrás de penáltis e pontos atrás de pontos a favor das equipas"
Na ideia do ex-jogador de futebol "às vezes, pega e outras vezes não pega" e a decisão das equipas de arbitragem acaba por ser diferente em alguns lances durante os jogos de futebol.
"Vamos andando nisto", lamentou Fernando Mendes, realçando que, ao contrário do que se possa imaginar, este tipo de lances não acontecem apenas na Liga portuguesa.
"Criticamos as nossas arbitragens, e eu sou um crítico feroz das nossas arbitragens, e vemos estas coisas na Liga dos Campeões"
"Criticamos as nossas arbitragens, e eu sou um crítico feroz das nossas arbitragens, e vemos estas coisas na Liga dos Campeões", mencionou o antigo jogador de futebol, que representou o FC Porto, o Sporting e o Benfica, entre outros emblemas.
"São características que os jogadores têm e há muitos assim que há uns anos atrás eram penáltis atrás de penáltis e pontos atrás de pontos a favor das equipas", concluiu Fernando Mendes sobre o lance que aconteceu aos 78 minutos do jogo que o FC Porto venceu sobre o Antuérpia.