Portugal
"Quando o Benfica estava a ganhar era 'ainda bem que o Enzo foi de pacote'"
2023-04-21 11:45:00
"Se o Benfica não ganhar o campeonato, onde é que está a grande temporada?", pergunta Augusto Inácio

O Benfica está há vários jogos sem vencer e a margem de distância que tinha na frente é agora de quatro pontos, com o FC Porto a pressionar as águias na ponta final do campeonato. O Benfica foca-se somente na I Liga, depois da saída da Liga dos Campeões aos pés do Inter em Milão e, caso não se sagre campeão, Augusto Inácio admite que esta não será uma época de sucesso para os lados da Luz.

"Toda a gente diz que o Benfica está a fazer uma grande temporada. Verdade. Na minha opinião, o Benfica fez uma grande Liga dos Campeões. Fantástica. O resto, se o Benfica não ganhar o campeonato, onde é que está a grande temporada?", pergunta o ex-jogador de FC Porto e Sporting, que já foi treinador e dirigente dos leões.

"Quando o FC Porto perdeu com o Gil Vicente eu disse 'o Benfica já é campeão'. Nunca imaginei que o Benfica em duas semanas perdesse seis pontos. Parece surreal, parece que não acredito mas o futebol tem estes encantos, como se diz em Coimbra", acrescentou Inácio, em declarações no canal A Bola TV.

E ao falar do momento do Benfica, Augusto Inácio considera que vários jogadores estão longe da forma que já mostraram ao longo da temporada.

"Peço desculpa aos jogadores mas é aquilo que eu sinto em relação à sua quebra: Rafa, João Mário, Gonçalo Ramos, Bah. O Gilberto não se aproximou nem nada que se pareça."

Além disso, Augusto Inácio diz que se nota que falta ao Benfica Enzo Fernández, que deixou o clube no mercado de transferências de janeiro, tendo rumado ao Chelsea.

"E depois tenho muita pena de dizer isto porque ele é português mas não é dizer mal mas é a comparação. O perfume do meio-campo com Enzo não tem nada que ver com agora", refere Inácio, lembrando que ouviu benfiquistas a desvalorizar a saída de Enzo para a Premier League.

"Quando o Benfica estava a ganhar o 'Enzo não faz falta nenhuma', 'ainda bem que o Enzo foi de pacote'. Quem está atento ao futebol, e quem gosta de ver outras coisas no futebol, diz que o Enzo faz muita falta a este Benfica", sentenciou Inácio, certo de que o empate de Milão poderá representar um aumento dos índices de confiança dos jogadores encarnados.

"Não há vitórias morais mas levanta [o 3-3 de Milão]", admitiu Augusto Inácio, notando que alguns atletas já poderiam ter somado mais minutos, se Roger Schmidt tivesse esse entendimento.

"Há jogadores do Benfica que já poderiam ter tido muitos mais minutos. O treinador do Benfica é muito conservador e teimoso. É aquela e vai por ali e vai morrer por ali", concluiu.