Portugal
"Quando o Benfica estava a atropelar nunca se ouviu falar em arbitragens"
2023-04-18 11:45:00
"Se calhar, as equipas que vão descer até têm motivos para se queixar de arbitragens", diz ex-jogador Sousa

Várias figuras ligadas ao passado do Benfica já fizeram notar o seu descontentamento em relação às arbitragens. Numa altura em que o campeonato está ao rubro e a ser disputado de forma intensa, do lado encarnado há quem note que as declarações recentes de Sérgio Conceição e de Vítor Baía tiveram um objetivo claro.

Aliás, o presidente do Benfica, Rui Costa, já disse que as águias já fizeram uma participação disciplinar por entenderem que foi feita uma tentativa de condicionamento das arbitragens na última jornada da I Liga. "Nem vale a pena estarmos a falar do fim de semana, mas sabemos o que essa pressão originou. Não devíamos ser nós a fazer uma participação. Posso adiantar que já fizemos até", assegurou Rui Costa.

Rui Costa espera que "barulho externo" não venha a "condicionar"

Em declarações aos jornalistas, o presidente encarnado expressou ainda o desejo de que "não seja esse barulho externo a condicionar este campeonato".

Para José Sousa, antigo jogador profissional de futebol, os clubes fazerem queixas contra as arbitragens é algo a que este já se habituou.

"Eu olho para o Benfica no momento exibicional menos agradável. Benfica, FC Porto e Sporting, todos se queixam de arbitragens, todos se queixam de arbitragens", comentou José Sousa, referindo que, porventura, há equipas com maiores razões de queixa.

"Se calhar, no fundo da tabela, as equipas que vão descer, essas equipas é que até têm motivos para se queixar de arbitragens", destacou José Sousa, em declarações na Sport TV, onde defendeu a ideia de que, até agora, ninguém ouvia os benfiquistas a questionar as arbitragens.

"Todos se queixam de arbitragens"

"Quando o Benfica estava bem a apertar e a pressionar e atropelar os seus adversários e a ganhar por três e por quatro nunca se ouviu falar em arbitragens", salientou José Sousa.

Em duas jornadas, aquilo que poderia ter deixado o Benfica com 13 pontos de vantagem sobre o FC Porto, se tivesse vencido o rival portista na Luz e em Chaves, transformou-se num espaço pontual de quatro pontos, dado que os dragões venceram na Luz e em casa sobre o Santa Clara, enquanto que o Benfica saiu derrotado contra o FC Porto e depois na visita a Trás-Os-Montes contra o Chaves.

É certo que o Benfica está na liderança do campeonato, mas tem agora apenas quatro pontos de vantagem para o FC Porto que é o segundo classificado. 

Além disso, as águias têm um calendário, na teoria, mais complicado do que os azuis e brancos, que ainda sonham com a revalidação do título.