Portugal
"Quando houve a Primavera Árabe percebeu-se que vários regimes iam cair"
2024-05-01 19:50:00
“Há um dia em que as pessoas perdem o medo”, observa o ex-futebolista Diamantino Miranda

Pinto da Costa perdeu as eleições e André Villas-Boas é o senhor que se segue na cadeira da presidência do FC Porto. A passagem de testemunho tem dado que falar, nos últimos dias, até porque André Villas-Boas será presidente do clube, mas da SAD na final da Taça de Portugal ainda será Pinto da Costa. 

Como o plantel de futebol principal está sob domínio da SAD, quer isto dizer que o FC Porto terá dois presidentes na final da Prova Rainha, no Estádio Nacional, no Jamor, em Oeiras. Pinto da Costa estará como presidente da SAD e André Villas-Boas como presidente do clube.

Diamantino lembra a "Primavera Árabe" os "regimes" para falar do FC Porto

Ainda no rescaldo da histórica derrota de Pinto da Costa, que perdeu pela primeira vez um ato eleitoral no FC Porto, e logo por uma margem ampla, Diamantino Miranda entende que Pinto da Costa perdeu as eleições “em vários” momentos.

“Percebeu-se quando aqui há uns anos houve a Primavera Árabe que vários regimes iriam cair”, comentou o antigo jogador de futebol, realçando que “caíram todos”.

“Isto é uma questão de tempo”, sustentou Diamantino Miranda. “Há um dia em que as pessoas perdem o medo”, observou o ex-futebolista, na CMTV, dando conta de que no dia da Assembleia Geral de 13 de novembro de 2023, marcada por desacatos no Dragão, “perderam o medo”.

“Estas eleições mostraram isso. As pessoas perderam o medo”, destacou Diamantino Miranda, sublinhando que "podemos dizer que foi tarde e vamos ver o que é que aí virá".

Villas-Boas toma posse em breve no clube, na SAD só mais tarde

Para já, o FC Porto ainda é dirigido pela equipa diretiva do presidente Pinto da Costa. Dentro de alguns dias, André Villas-Boas tomará posse como presidente do clube. Contudo, André Villas-Boas só assumirá a SAD mais tarde.

Só depois de tomar posse como presidente do clube é que o presidente da Mesa da Assembleia Geral da SAD vai marcar a agenda da SAD para que entrem em funções os novos administradores, entre os quais André Villas-Boas como presidente da sociedade que gere o futebol portista.

A transição entre as direções, recorde-se, já foi motivo de crítica por parte do ex-vice-presidente do FC Porto, Paulo Teixeira. O antigo dirigente portista não falou onde nem quando viu isso, mas lembrou que já assistiu a "um adiamento de tomada de posse enquanto a salamandra queimava papel".