Portugal
"Quando ganhamos, os inimigos reagem e intensificam os combates contra nós"
2022-09-21 11:30:00
"Somos um alvo a abater pelos mesmos de sempre", diz Pinto da Costa

A época do FC Porto não está a correr dentro do esperado quer a nível interno, quer a nível europeu, com os dragões ainda sem pontos conquistados na Liga dos Campeões e já com dois jogos realizados. Pinto da Costa sai a público para dar a cara perante o atual contexto e não deixa de enviar recados para Lisboa.

"Nos últimos quatro meses ganhámos as três principais competições nacionais. Somos, por isso, um alvo a abater pelos mesmos de sempre", assinala Pinto da Costa, em artigo de opinião que assina nas páginas da revista Dragões deste mês, onde lamenta aquilo que chama de "campanha infame da comunicação social de Lisboa contra o Taremi".

Esta campanha é feita, diz Pinto da Costa, pelos "repetentes nessa tarefa quase inglória", sendo que muitos "paineleiros" estão a tentar dividir os adeptos dos campeões nacionais, aos quais Pinto da Costa pede para "resistir". "Não lhes podemos dar nenhuma razão para nos atacarem", apela Pinto da Costa.

É que para o presidente dos azuis e brancos, o clube da Invicta é o alvo a "abater". "Quando ganhamos, os nossos inimigos reagem e intensificam os combates contra nós", salienta o líder dos azuis e brancos, referindo que tem ao longo de 40 anos de presidência diversos episódios que poderia recordar, mas admite que não precisa recuar muito no calendário histórico.

"Podia recuar mais de 40 anos e relembrar como é que nos tiraram o tricampeonato em 1980, depois do bi que quebrou 19 anos de jejum. Mas não preciso de ir tão longe", destaca Pinto da Costa, apontando para o ano de 2019 e o campeonato perdido para o Benfica, um ano depois de ter interrompido o possível penta das águias.

Quanto ao campeonato atual, Pinto da Costa reconhece que a posição portista não é confortável, mas não deixa de fazer notar de que a 27 jornadas do fim nada está perdido.

"Nenhum campeonato está ganho ou perdido a 27 jornadas do fim. Na última época, por esta altura, tínhamos 17 pontos (mais um do que agora) e estávamos a quatro do líder (menos um do que hoje)", apontou o presidente dos azuis e brancos.

Certo de que a posição atual na I Liga "não sendo a desejável, não é sentença nenhuma", Pinto da Costa declara que a sua confiança em todos aqueles que trabalham na equipa principal.

O FC Porto é detentor nesta altura de todas as provas nacionais mais tradicionais no calendário: campeonato, Taça de Portugal e Supertaça Cândido de Oliveira. Apenas a Taça da Liga escapa do museu portista nesta altura.