Costinha comentou o sorteio da Liga dos Campeões e as palavras que dirigiu ao Benfica estão a dar que falar. O 'ministro' lembrou o passado de glória das águias nas provas europeias. O ex-internacional luso mostrou respeito pelo legado que o Benfica tem nas provas da UEFA, mesmo que os sucessos sejam já distantes no calendário do tempo.
O antigo dirigente do Sporting, que brilhou enquanto jogador no FC Porto, onde venceu a Liga dos Campeões, não escondeu que no dia em que o Benfica "se encontrar" com a história dos tempos de Eusébio, Mário Coluna, José Águas ou António Simões, entre outros, poderá rivalizar com equipas como Real Madrid ou Bayern.
Aliás, Costinha admite que se isso acontecer, o Benfica "rapidamente" se coloca no patamar de clubes com tradição europeia como é o crónico campeão da prova Real Madrid ou o Bayern de Munique, uma das equipas com um legado significativo na prova.
Costinha e o Benfica "perto de Bayern ou Real"
"Se olharmos para aquilo que é o peso do Benfica em termos de adeptos, em termos de marca, é muito forte. E, se calhar, no dia em que se encontrar verdadeiramente pode estar, acho que se chega muito rapidamente perto de um Bayern de Munique, de um Real Madrid, porque tem uma dimensão, uma massa enorme", afirmou Costinha.
Em declarações na Sport TV, o antigo internacional português deixou também votos de sucesso para os dois representantes portugueses (Sporting e Benfica) na nova Liga dos Campeões.
"Eu olho para a competição de uma forma diferente e para os clubes portugueses de uma forma diferente", disse o 'ministro', lembrando o legado que o Benfica colecionou nos anos 60, mas também em décadas posteriores na mais importante prova de clubes da UEFA.
"Acho que o Benfica tem uma história, mesmo que seja antiga, tem um peso que eu gostaria de ver novamente a chegar numa prova europeia", referiu o antigo internacional português sobre o Benfica que vive tempos de instabilidade e críticas, havendo mesmo quem fale em "desnorte" na Luz.
Costinha, o homem do golo em Manchester
Costinha foi um dos jogadores mais importantes na última caminhada de vitória de uma equipa portuguesa na Liga dos Campeões. O médio fez parte da formação do FC Porto que venceu a Champions League com José Mourinho.
Os portugueses, em geral, os portistas, em particular, não esquecem o célebre golo que Costinha marcou diante do Manchester United numa eliminatória em Old Trafford. Esse golo atirou o FC Porto definitivamente para a rota do sucesso na competição da UEFA.