Sérgio Conceição tem colecionado declarações polémicas em relação à estrutura do FC Porto e recentemente desafiou todos os departamentos e "assumirem responsabilidades". As declarações surgem depois de o treinador dos azuis e brancos já ter criticado a gestão financeira, ter apontado baterias aos apanha-bolas, e velado reparos ao departamento médico.
A sequência de críticas que Sérgio Conceição tem vindo a fazer para dentro do FC Porto levam Maniche a dizer que o técnico escolher trabalhar neste contexto e, agora, deve "proteger o clube", evitando certas declarações.
"Eu joguei no FC Porto e os problemas sempre se resolveram internamente. E no FC Porto isso não está a acontecer por uma ou outra razão", lamentou Maniche, em declarações na CNN Portugal, onde deu conta de que "não havia necessidade de espremer o departamento médico".
"Ainda para mais um departamento médico que está inserido no enquadramento de vários títulos do FC Porto, falo nos meus de campeão europeu, Taça UEFA, mas também Liga Europa com André Villas-Boas, duas vezes campeão do Mundo (Intercontinental), enfim, está há muitos anos, incluindo três títulos com Sérgio Conceição", observou o antigo médio dos portistas.
Para Maniche, está claro que "Sérgio Conceição é um treinador excelente, fantástico, competente, exigente". Só que Sérgio Conceição deve, na ótica do antigo internacional português, defender o emblema azul e branco.
"O Sérgio Conceição diz que renovou. Renovou porque quis. Já sabia o enquadramento e o contexto em que vive o FC Porto", aludiu Maniche, lembrando que outros treinadores já passaram por aquela cadeira e merecem também "reconhecimento e gratidão".
"O reconhecimento e a gratidão também estão espalhados por outros treinadores que passaram pelo FC Porto, por outros jogadores que conseguiram títulos. Eu só falo no meu tempo porque não vou mais atrás. Em dois anos com José Mourinho conseguimos ganhar todos os títulos onde estavamos inseridos a nível interno e externo."
"Qual é o clube que gostaria de ter o Sérgio Conceição como treinador?"
Maniche entende assim que Sérgio Conceição diz agora que "não fugiu, assumiu mas quando se assume também tem que se proteger o próprio clube".
"Se está cansado e se tinha propostas, obviamente, tinha de chegar a um acordo com o FC Porto e escolhia um clube", declarou Maniche, questionando que emblema quereria ter Sérgio Conceição como timoneiro.
"Qual é o clube que gostaria de ter o Sérgio Conceição como treinador? Era um clube de primeira linha ou era um clube de segunda linha? Era um clube da Arábia Saudita? Um clube da China?", perguntou Maniche.
"Será que Sérgio Conceição queria trabalhar na Arábia Saudita sabendo ele que tem condições para lutar por um título de um clube na Europa?", interrogou o antigo jogador dos azuis e brancos.