Portugal
Quadro de jogos e horários da 15.ª jornada da I Liga 2021/22
2021-12-16 14:10:00
Sporting joga desfalcado em Barcelos, FC Porto desloca-se a Vizela

O campeão Sporting, muito desfalcado, joga no sábado em Barcelos, com o Gil Vicente, enquanto o FC Porto desloca-se no domingo ao campo do motivado Vizela, na 15.ª jornada da I Liga portuguesa de futebol.

À espera de um deslize da dupla de líderes vai estar o Benfica, terceiro classificado, a quatro pontos de ‘leões’ e ‘dragões’, que no domingo recebe o Marítimo, sem o treinador Jorge Jesus no banco de suplentes, por estar a cumprir uma suspensão de 15 dias.

O Sporting, que partilha o comando da I Liga com o FC Porto, ambos com 38 pontos, é o primeiro dos ‘grandes’ a entrar em campo, no que promete ser uma das deslocações mais difíceis da equipa de Rúben Amorim esta temporada, devido às muitas ausências na equipa e ao bom registo do Gil Vicente nas últimas rondas.

Depois de ter durante a semana garantido a ‘final four’ da Taça da Liga, competição que conquistou na época passada, o atual campeão nacional chega a Barcelos sem João Palhinha, Pedro Porro e Feddal, todos devido a lesão, e sem Paulinho e Ricardo Esgaio, infetados com o coronavírus.

Jovane Cabral e Rúben Vinagre, com problemas físicos, e Bruno Tabata, por castigo, aumentam o lote de ausências para oito e vão obrigar Rúben Amorim a lançar jogadores menos utilizados, como será o caso de Gonçalo Esteves.

O lateral, de apenas 17 anos, deverá ocupar o lugar da ala direita, tal como já aconteceu durante a semana em Penafiel, numa equipa ‘leonina’ muito ‘retalhada’, sobretudo a nível defensivo.

Isso é uma boa noticia para o Gil Vicente, oitavo classificado, que chega ao duelo com os ‘leões’ depois de dois triunfos seguidos na prova e com um registo de cinco jogos sem perder (três vitórias e dois empates).

Na última temporada, os dois clubes estiveram perto do empate em Barcelos, mas Coates não deixou, com um golo nos ‘descontos’, e, em 2019/20, os gilistas venceram mesmo os ‘leões’, por 3-1.

Caso alcance a 10.ª vitória seguida na I Liga, o Sporting vai passar a noite isolado na liderança e coloca pressão sobre FC Porto, que no domingo joga em Vizela.

Depois de uma semana de ‘poupanças’, já que os ‘dragões’, já eliminados da Taça da Liga, apresentaram frente ao Rio Ave uma equipa sem qualquer dos habituais titulares, a formação de Sérgio Conceição é ‘superfavorita’ a vencer o Vizela, apesar de se apresentar motivada, depois da goleada imposta no campo do Arouca (4-0), na última jornada.

Nem as ausências de Evanilson, Pepe e Wendell, todos devido a lesão, tiram ‘poder de fogo’ ao FC Porto, que, mais uma vez, vai contar com o colombiano Luiz Diaz, um dos melhores marcadores da I Liga, com 11 golos, e eleito melhor jogador da prova em outubro e novembro.

De regresso ao principal escalão, o Vizela, atualmente no 10.º posto, só tem um triunfo em casa, mas também só por uma vez foi batido, e pelo Benfica (1-0), num encontro em que o golo dos ‘encarnados’ foi alcançado aos 90+8 minutos, no último lance da partida.

Antes do FC Porto entrar em campo, será a vez do Benfica receber o Marítimo, adversário que ganhou nova ‘vida’ com a entrada de Vasco Seabra para o comando técnico.

Mesmo assim, a formação de Jorge Jesus, que vem de uma goleada no campo do Famalicão (4-1), para a I Liga, e um triunfo por 3-0 sobre o Sporting da Covilhã, que valeu o acesso às ‘meias’ da Taça da Liga, tem todas as condições para somar nova vitória, ainda mais perante um emblema que, desde 2009, saiu sempre derrotado do Estádio da Luz.

Os madeirenses seguem no nono lugar e somam dois triunfos e um empate (sete golos marcados e apenas dois sofridos) desde que Vasco Seabra rendeu o espanhol Julio Velázquez.

No encontro que fecha a jornada, também no domingo, o Sporting de Braga vai tentar regressar aos triunfos, depois do desaire no Dragão (1-0), frente ao Belenenses SAD, equipa última classificada, com menos um jogo, e que está a tentar recuperar a estabilidade, depois de um surto de coronavírus no clube.

Destaque ainda para o Paços de Ferreira, que no sábado joga em Tondela, naquele que será o primeiro jogo dos ‘castores’ desde a saída de Jorge Simão e a entrada de César Peixoto, que chegou no final da semana e ainda não deve comandar a equipa.

A ronda arranca na sexta-feira, com o Santa Clara, que despediu o técnico Nuno Campos durante a semana, naquela que foi já a segunda ‘chicotada’ esta época no clube açoriano (Daniel Ramos foi o primeiro), a receber o Vitória de Guimarães, que vem de dois triunfos consecutivos.

No mesmo dia, o Estoril Praia, quinto classificado, vai tentar somar a segunda vitória seguida, na receção ao Famalicão, 15.º e equipa que perdeu nas últimas três jornadas.

 

Programa da 15.ª jornada:

- Sexta-feira, 17 dez:

Santa Clara - Vitória de Guimarães, 18:00 locais (19:00, horas de Lisboa)

Estoril Praia – Famalicão, 21:15

- Sábado, 18 dez:

Tondela - Paços de Ferreira, 15:30

Portimonense - Arouca, 15:30

Gil Vicente - Sporting, 20:30

- Domingo, 19 dez:

Benfica – Marítimo, 17:00

Boavista - Moreirense, 17:00

Vizela - FC Porto, 19:00

Sporting de Braga - Belenenses SAD, 21:00

Tags: