Portugal
"Provámos que no futebol não há só corruptos e bandidos", afirma Varandas
2021-05-21 21:25:00
Presidente do Sporting lamenta a “mancha negra” em todos os setores, “sempre algo ligado à palavra ‘corrupção’”

Frederico Varandas, o presidente do Sporting, defendeu que a classe política "devia pôr os olhos" no novo campeão nacional, que ao vencer a I Liga 2020/21 provou que é possível ganhar com "valores", mesmo perante rivais com mais "dinheiro e recursos", numa referência velada a Benfica e FC Porto.

"Mais do que a fama e o dinheiro, as pessoas seguem valores. Seguiram este Sporting pela sua coragem, pela sua integridade. Quando vivemos num país em que as pessoas estão cansadas, porque há sempre uma mancha negra, seja no setor da justiça, na saúde, na política, sempre algo ligado à palavra ‘corrupção’, e ver que um clube como o Sporting venceu pela paixão e pela competência, com menos dinheiro e com menos recursos, nunca abdicando dos seus valores", afirmou Varandas.

O Sporting "é um exemplo para a sociedade que vai muito para além do desporto", insistiu o dirigente, durante uma reportagem da SIC. "Cresci a ouvir dizer que no futebol era só corruptos e bandidos. Nós provámos o contrário", reforçou o presidente leonino.

Tal como tinha feito na receção promovida pela Câmara de Lisboa, Varandas voltou a criticar os dirigentes de Benfica e FC Porto, duas instituições "gigantes" que não podem ser confundidas com os responsáveis do momento. "O Sporting não tem que se impor contra ninguém. Temos adversários, que merecem todo o nosso respeito. Benfica e FC Porto são gigantes. Mas o Sporting tem de saber distinguir as instituições de quem as dirige. Se o Sporting é grande, muito se deve aos nossos rivais", insistiu.

Depois de garantir que "o Sporting jamais seria campeão sem o Hugo Viana", Frederico Varandas revelou que o treinador Rúben Amorim começou a ser seguido quando estava ainda no Casa Pia. A ideia era contratá-lo para os sub-23, mas "o SC Braga antecipou-se", explicou.

"Ele [Amorim] sabia que ia ter convites de grandes. O Benfica teria sempre a porta escancarada para ele. Ele aceitou este desafio. Senti, pela primeira vez, que encontrei o treinador perfeito para o meu projeto desportivo. A mesma linguagem, os mesmos valores, a mesma comunicação, a mesma hmuildade", salientou.

"O Sporting, hoje, está preparado para vencer todos os anos. Nós vencemos a desinvestir, o Sporting reduziu a massa salarial em 18 milhões de euros", garantiu: "O que o Sporting precisa é de estar dois, três anos a ir à Liga dos Campeões. Aí estaremos num patamar para podermos encarar olhos nos olhos. Reduzimos de forma brutal o ‘gap’ de má gestão desportiva e financeira".

Após surpreender o futebol nacional ao recuperar um título que fugia desde 2002, o Sporting vai partir com ambição para a temporada 2021/22, prometeu o presidente. "Para o ano, o Sporting vai estar muito competitivo. A estratégia não vai ser alterada: Jogo a jogo, tendo como objetivo a Liga dos Campeões", prometeu.

O presidente do Sporting manifestou-se ainda confiante num regresso futuro de Cristiano Ronaldo a Alvalade. "Acredito que um dia virá. Ronaldo tem ajudado o clube. Esteve sempre ao nosso lado e enviou mensagens de parabéns. Ele quer estar num clube de Champions e depende dele. Foi fantástico ter posto no seu instagram o título do clube", concluiu Frederico Varandas.