Portugal
"Projeto do Benfica ganhar uma prova europeia era no segundo ou terceiro ano"
2021-02-25 16:10:00
Futre diz que tem conhecimento do projeto que fez Jesus voltar ao Benfica e confia que Vieira segurará o técnico

Luís Filipe Vieira tem já assumiu por diversas vezes o desejo que tem de conquistar uma prova europeia para o palmarés encarnado, mas, até ao momento, tal feito não tem sido alcançado, tendo estado perto nas temporadas de 2013 e 2014 quando, com Jorge Jesus como técnico, as águias foram às finais da Liga Europa em Amesterdão e Turim, acabando por perder ambas face ao Chelsea e ao Sevilha.

Numa altura em que a posição de Jorge Jesus está tremida, com a contestação a subir de tom em relação à administração de Luís Filipe Vieira, Paulo Futre, ex-jogador das águias, diz que tem mantido contactos próximos com Jesus e acredita que o técnico vai permanecer na Luz para prosseguir o projeto que o fez regressar ao Benfica.

"Tenho falado com o Jorge Jesus quase todos os dias, porque sou amigo dele", esclareceu Paulo Futre, acreditando que Luís Filipe Vieira não está no mercado a sondar treinadores que possam render Jorge Jesus.

"O Vieira depois de perder três finais, três [duas finais e um campeonato em 2013], contra tudo e contra todos manteve o Jesus porque sabe que ele é um génio e agora vai fazer o contrário?", interrogou Paulo Futre, explicando que tem conhecimento de que Jorge Jesus regressou para elevar o nome das águias no contexto do futebol europeu e a conquista de uma prova europeia estará prevista no pensamento de Vieira e Jesus.

"Nenhum benfiquista esperava o que está a acontecer agora mas também o Jesus veio e isto é um projeto, penso eu. O projeto de ganhar uma competição europeia, pelo que eu sabia e sei, era no segundo ou no terceiro ano. Vai para a rua?", interrogou, dizendo que não acredita que Luís Filipe Vieira possa despedir Jorge Jesus.

"Não, não, não", insistiu Paulo Futre, na CMTV, acreditando que Jorge Jesus segue firme na Luz com o apoio de Luís Filipe Vieira, presidente das águias que, na apresentação de Jesus, destacou a ambição de triunfar na Europa.

"Damos-te as boas-vindas, esperamos voltar a ter a hegemonia completa do futebol português e queremos ganhar na Europa. É esse o nosso sonho! Desejamos-te as maiores felicidades, conta comigo e com todos os benfiquistas", disse, de forma taxativa, Luís Filipe Vieira.

Jorge Jesus, por seu lado, não escondeu o desejo de fazer a águia voar na Europa. "Queremos chegar a títulos internacionais e é para isso que vamos trabalhar. Podemos prometer confiança, compromisso, queremos os adeptos todos unidos por uma causa. Essa causa chama-se Benfica, não é Jorge Jesus. Eu sou treinador de futebol, não sou treinador de nenhuma equipa. Em todas as equipas onde trabalho, trabalho com convicção, com paixão, amor e morro por elas. É assim que eu penso."

Na ocasião, o treinador encarnado sustentou ainda que o "Benfica tem de recuperar o prestígio internacional". "No meu tempo o Benfica chegou a duas finais europeias, isso fez com que me tornasse ainda mais conhecido. Esse é o caminho que temos de fazer. As exigências deste clube pedem um Benfica internacional, um Benfica a jogar na Europa à Benfica".