O Sporting está na final do Jamor e os adeptos leoninos esperam que a temporada dite uma dobradinha dos leões, caso consigam vencer o campeonato e a Taça de Portugal, objetivos que o clube de Alvalade tem em aberto nesta fase.
Para chegar à final da Prova Rainha, os leões deixaram pelo caminho o rival Benfica, numa eliminatória a duas mão na meia-final, marcada por críticas encarnadas com a arbitragem, nomeadamente na segunda mão.
"Pressão constante de Schmidt, a lufada de ar fresco" sobre árbitro
João Pinheiro no relvado da Luz e Hugo Miguel no VAR, na Cidade do Futebol, não escapam às críticas benfiquistas, que falam em "VAR artista", mas do lado leonino há quem note que o dérbi da Luz não teve casos.
"Acho que foi uma boa arbitragem do João Pinheiro. Acho que não houve lances duvidosos e as faltas foram todas bem marcadas de um lado e de outro", avaliou Fernando Mendes, antigo jogador de futebol e sportinguista.
"O aspeto negativo foi a pressão constante do Roger Schmidt, a lufada de ar fresco no futebol português"
Em declarações na CMTV, o ex-futebolista realçou que deu conta, por outro lado, de uma "pressão constante de Roger Schmidt" ao longo do jogo sobre Fábio Veríssimo, quarto árbitro do encontro.
"O aspeto negativo foi a pressão constante do Roger Schmidt, a lufada de ar fresco no futebol português. E o Di María caiu umas cem vezes. Sempre a discutir, sempre a discutir, sempre a discutir", comentou Fernando Mendes.
"Grande arbitragem", elogiam em Alvalade
Sobre arbitragem falou também Vítor Ferreira, antigo dirigente do Sporting, que, em declarações ao Record, destacou a "grande arbitragem" de João Pinheiro no clássico.
"O Benfica dominou a primeira parte e o Sporting não esteve ao seu nível no capítulo do passe e na transposição do seu jogo para o ataque. O Benfica fez a sua melhor primeira parte da época. Depois vi uma grande segunda parte, com grande arbitragem, que esteve ao nível do jogo", disse Vítor Ferreira.
O antigo dirigente do Sporting fez notar também que a partida fechou com um "resultado certíssimo" e que deixa o leão com viagem marcada para a final do Estádio do Jamor.
A final da Taça de Portugal, que se jogará em maio, será disputada entre Sporting e FC Porto ou Vitória de Guimarães. As equipas nortenhas começam a disputar a eliminatória para ver quem estará no derradeiro jogo da época, em Portugal, no Estádio Nacional, no Jamor.