Portugal
Presidente do IPDJ terá tentado travar investigação a claques do Benfica
2020-11-11 10:20:00
Polícia Judiciária investiga esta suspeita

O Ministério Público (MP) estará a investigar alegados favorecimentos por parte de Vítor Pataco ao Benfica, nomeadamente numa investigação ligada às claques, que Luís Filipe Vieira assegura que as águias não têm.

Conta o Jornal de Notícias (JN), nesta quarta-feira, que o presidente do Instituto Português do Desporto e da Juventude (IPDJ), Vítor Pataco, terá tentado travar uma investigação feita às claques do Benfica.

Nas buscas realizadas na passada segunda-feira, de acordo com o JN, os inspetores da Polícia Judiciária tentaram encontrar provas para basear a investigação dos alegados favorecimentos de Vítor Pataco em relação a processos que envolvem as claques afetas ao Benfica que, como se sabe, não estão legalizadas.

O Ministério Público quer perceber se Vítor Pataco, antigo presidente da Benfica Multimédia S.A.,  favoreceu, ou não, o emblema encarnado na questão das claques.

O Jornal de Notícias salienta ainda que há suspeitas de alegada corrupção no processo de exoneração do ex-presidente da IPDJ, Augusto Baganha, em 2018.

Durante a manhã desta segunda-feira, recorde-se, a Procuradoria Geral da República (PGR) confirmou a realização de 29 buscas: "oito domiciliárias; uma, a uma fundação; seis, a instalações de três sociedades desportivas; nove, a outros tipos de sociedade; três, a dois clubes desportivos; e duas, a dois escritórios de advogados".

A SAD do Benfica confirmou as buscas às suas instalações, mostrando-se totalmente disponível para colaborar com as autoridades para esclarecer as questões do processo em causa.

A questão das claques do Benfica, que não são legalizadas, tem feito correr muita tinta e dado que falar, nos últimos ano, uma vez que o clube insiste que não tem grupos organizados de adeptos (GOA).

O Benfica enfrenta algumas processos na justiça desportiva, com vários jogos à porta fechada pendentes de uma decisão final, a respeito do alegado apoio que a SAD terá dado a estes grupos.

Mas Luís Filipe Vieira entende que o Benfica é um clube que não tem claques e já o disse várias vezes, não se mostrando preocupado com um eventual castigo que venha a ser aplicado ao emblema da águia.

"Claques? Não sei que palavra é essa. Sei o que são sócios organizados. Nunca soube que o Benfica tinha claques. Se disserem que naquele espaço não estão sócios do Benfica, são facilmente identificáveis. São todos sócios do Benfica e têm as mesmas regalias, os mesmos direitos do que eu", chegou a afirmar Luís Filipe Vieira, em 2017.

Tags: