Portugal
Presidente do IPDJ não acredita no regresso das competições em maio
2020-04-13 21:25:00
Vítor Pataco pede cautela aos clubes no regresso aos treinos

O presidente do Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ), Vítor Pataco disse, em entrevista à ‘Rádio Renascença’ que não acredita no regresso das competições de futebol em maio, uma diretiva já defendida pela Liga Portugal.

“Apesar de ser uma pessoa otimista, considero que em maio ainda não será possível, seguramente, regressar à atividade de forma regular. Veremos se será possível nessa altura retomar a atividade com condicionantes, mas admito que ainda será cedo”, afirmou Vítor Pataco.

Em relação aos treinos dos jogadores nas instalações dos clubes, o dirigente confirma que essa opção já é válida, no âmbito do último decreto do estado de emergência.

No entanto, o presidente pede cautela e espera que as regras das entidades governamentais e da Direção-Geral da Saúde sejam cumpridas.

“O decreto anterior permitia que os atletas de alto rendimento poderiam treinar em condições especiais. No entanto, esta permissão deve ser temperada com aquilo que são as recomendações da autoridade de saúde”, apontou.

Esta segunda-feira, o Nacional regressou aos treinos no relvado, sendo a primeira equipa portuguesa a fazê-lo, face à pandemia da Covid-19 em Portugal.

O presidente do IPDJ, que tem a tutela do Complexo do Jamor, afasta a hipótese de o Belenenses SAD utilizar as instalações durante este período.

“O Belenenses SAD não pode treinar porque na ponderação que está a ser feita pelas equipas médicas existem limitações adicionais relativamente a equipas coletivas”, indicou Vítor Pataco, assegurando que não há condições para acolher uma equipa profissional.

Após 24 jornadas na I Liga, o FC Porto encontra-se na liderança do campeonato, com 60 pontos, mais um que o Benfica, segundo classificado.