Portugal
"Presidente da República não encarneirou na subserviência de Pinto da Costa"
2022-12-30 10:45:00
"O nosso Presidente da República não embarca em futebóis", analisa antigo dirigente do Sporting Carlos Barbosa da Cruz

Pinto da Costa comemorou recentemente 85 anos de vida e recebeu várias homenagens de portistas, mas também de figuras ligadas ao desporto, à política, às artes, entre mais. Porém, o presidente dos azuis e brancos comentou que Marcelo Rebelo de Sousa não lhe endereçou os parabéns, desvalorizando essa situação, todavia.

"[Risos] não perde tempo comigo. Fiz 40 anos de presidente, recebi mensagens de toda a gente e é óbvio que ele está num outro patamar, não tinha de me felicitar nem em abril, nem agora, não tenho nenhum cargo público", comentou Pinto da Costa, esclarecendo que foi brindado por outras "centenas" de reações.

"Recebi centenas de mensagens e telefonemas dos sócios e adeptos do FC Porto, o Presidente da República só por brincadeira", acrescentou Pinto da Costa, ao Porto Canal.

Estas declarações são interpretadas por Carlos Barbosa da Cruz, antigo dirigente do Sporting, como uma manifestação de que Pinto da Costa porventura esperaria uma mensagem de Marcelo Rebelo de Sousa. Porém, e uma vez que esta não chegou, Carlos Barbosa da Cruz elogia o chefe de Estado.

"O nosso Presidente da República não embarca em futebóis. E, portanto, o nosso Presidente da República claramente não encarneirou naquela subserviência em que degenerou o festejo do aniversário de Pinto da Costa", comentou o antigo dirigente do clube de Alvalade.

Questionado na CMTV se Pinto da Costa mostrou estar algo incomodado com a ausência de reações por parte de Marcelo Rebelo de Sousa às suas comemorações, Carlos Barbosa da Cruz não nega que tem essa ideia.

"Eu acho que sim, não tenho qualquer dúvida e, portanto, só posso neste momento sublinhar a clarividência do nosso Presidente da República em demarcar-se dessa situação", completou o antigo dirigente verde e branco.

Mais de 2 mil títulos nacionais já conquistados em 40 anos

Pinto da Costa tem 85 anos de vida, 40 deles na cadeira mais importante do FC Porto, tendo alcançado, até este momento, um total de 2.414 títulos nacionais.

A estes, o emblema da cidade Invicta soma ainda 25 troféus internacionais, se se levarem em conta as modalidades todas do FC Porto e nos mais diversos escalões.

Pinto da Costa é, pois, o dirigente mais titulado do mundo do futebol e continua em atividade para lá das oito décadas de existência, revelando que ainda se sente com força para continuar a liderar os destinos do FC Porto.

Em 1982, Pinto da Costa chegou à presidência do FC Porto e, salvo raras exceções, tem sofrido contestação ou oposição em atos eleitorais.