A estreia de Portugal no Campeonato do Mundo do Catar acontece na próxima quinta-feira diante da seleção africana do Gana que conta entre as suas opções, entre outros, com o sportinguista Fatawu. Para o antigo internacional Diamantino Miranda, o Gana é uma equipa que pode causar problemas à turma das quinas, mas este reage com alguns sorrisos pela forma como se está a tentar passar a imagem da equipa do Gana na imprensa portuguesa e na forma como jogam.
"Tendo nós uma Seleção Nacional em que, em princípio, os titulares serão jogadores que jogam nas melhores equipas do mundo e são considerados os melhores do mundo...", começou por referir Diamantino Miranda, recordando que quando era jogador do Benfica, um treinador fez uma palestra antes de um jogo contra o Académico de Viseu, e o balneário do Benfica achou "com todo o respeito" que o técnico estava a preparar a equipa para defrontar "o Real Madrid ou o Bayern".
Agora, Diamantino Miranda nota idêntico cenário antes de Portugal defrontar o Gana. "Atenção ao Fatawu. Titularíssimo do Sporting. É titularíssimo do Sporting", declarou o antigo capitão do Benfica e ex-internacional português.
"O Rúben Neves, o William Carvalho, o Cristiano Ronaldo, o Bernardo Silva, o Bruno Fernandes estão preocupadíssimos porque vão jogar contra o Fatawu", disse Diamantino Miranda, entre sorrisos.
Em declarações na CMTV, o antigo internacional português não descartou, no entanto, que espera Portugal um jogo com elevado grau de dificuldade, até porque é uma partida a contar para o Campeonato do Mundo.
"Acho que vai ser um jogo difícil. Não é isso que está em causa", concluiu a este respeito Diamantino Miranda, antevendo o jogo das quinas frente ao Gana que ditará a estreia de ambas as equipas no torneio da FIFA.
No derradeiro ensaio para o Mundial, Portugal defrontou a Nigéria, de José Peseiro, e bateu as Super Águias de África por 4-0, numa exibição que não contou com Cristiano Ronaldo. O capitão da turma das quinas foi a ausência mais notada por estar a contas com problemas de saúde.
Apesar disso, o selecionador nacional Fernando Santos espera que Cristiano Ronaldo possa estar apto para o jogo da próxima semana no Catar diante do Gana.
Portugal estreia-se no Mundial de 2022 diante dos africanos do Gana, no dia 24 de novembro, pelas 16h00, no Estádio 974, um palco edificado perto do mar e que foi inspirado nos contentores marítimos de transporte de mercadorias.