Portugal
"Praticamente ofereci-me ao Sporting. O FC Porto queria-me mesmo"
2020-12-17 10:45:00
Manuel Fernandes diz que dragões tentaram convencê-lo mas o amor ao Sporting falou mais alto

Manuel Fernandes é uma das lendas do Sporting mas a sua história poderia ter sido diferente se tivesse assinado pelo FC Porto, emblema com o qual, ultimamente, vem travando uma troca de argumentos.

"Jogar à Porto é entrar na agressividade a roçar a violência", criticou Manuel Fernandes, recentemente, em declarações na Sporting TV, destacando que "há leis para se jogar futebol" e não deixando de mencionar um recado para os "cartilheiros do FC Porto".

Se atualmente trava uma rivalidade na base das declarações, até porque já pendurou as botas há vários anos e a rivalidade dentro de campo fechou-se enquanto futebolista, o ex-jogador admite que, afinal, até poderia ter jogado de azul e branco e feito carreira com o dragão ao peito. Mas o seu desejo era outro.

Figura marcante do futebol leonino, Manuel Fernandes revela que em vez das camisolas verdes e brancas às listas horizontais, poderia ter alinhado de azul e branco com listas verticais. Mas o ex-avançado conta que jogar de dragão ao peito não era o que pretendia, mesmo que o clube da Invicta o tivesse tentado para assinar.

O antigo internacional português confessa agora que chegou a ter tudo alinhavado com os azuis e brancos mas preferiu ficar na zona de Lisboa para servir o 'seu' Sporting.

"Praticamente ofereci-me ao Sporting", revela Manuel Fernandes, recordando que chegou a viajar para Norte para tratar do negócio com o FC Porto mas o coração dizia-lhe para ficar em Lisboa e assinar pelo Sporting.

"Eu tinha ido ao Porto porque o FC Porto queria-me mesmo. Telefonei a um amigo e disse que tinha de ir para o FC Porto porque do Sporting não me diziam nada", recorda Manuel Fernandes, lembrando o papel decisivo que esse amigo, que não refere o nome, teve no desfecho em tons de verde.

"Esse amigo ligou a outra pessoa que falou ao Sporting, deu a dica ao Sporting e o Sporting foi-me buscar", explica, visivelmente satisfeito, Manuel Fernandes, antigo goleador leonino.

De leão ao peito, Manuel Fernandes, que chegou a ser capitão, viveu noites de glória e páginas que ficaram na história mas revela que vencer o Benfica por 7-1 e apontar quatro golos foi marcante. E não apenas pelos golos apontados.

"Nessa noite tive duas grandes alegrias que foi os 7-1 ao Benfica e o aniversário de uma das minhas filhas", diz Manuel Fernandes, em declarações no podcast do Sporting.

À boleia desse encontro, e de tantas outras alegrias que deu aos adeptos dos leões, o Sporting anunciou nesta semana que a porta 7 do Estádio José Alvalade será designada com o nome de Manuel Fernandes, justamente no dia em que se completaram 34 anos sobre o triunfo por 7-1 sobre o Benfica.