Muitos sportinguistas reivindicam uma chamada de Pedro Gonçalves à Seleção Nacional, mas para Hélder Amaral, a forma de jogar de Pote, como também é apelidado, talvez justifique a ausência entre os eleitos de Roberto Martínez. É que para o ex-deputado na Assembleia da República e conhecido associado dos leões, o jogador transmontano parece uma "tartaruga" em campo.
"Comparar Pedro Gonçalves com Gyökeres é como comparar uma tartaruga com um puro sangue", começou por dizer o antigo membro do Conselho Leonino, prosseguindo na leitura que faz da forma de jogar de Pedro Gonçalves quando Gyökeres está no terreno de jogo. "Nós tiramos o Gyökeres e o Pedro Gonçalves parece um grande jogador, nós pomos o Gyökeres e o Pedro Gonçalves parece jogador de outra coisa… menos de futebol."
E para justificar esta posição, o antigo deputado pede aos sportinguistas para verem a forma de jogar de um e de outro jogador na zona mais avançada do terreno.
"É ver o que corre um e o que corre outro, é ver a entrega de um e de outro", disse Hélder Amaral, em declarações ao portal Leonino, onde confirmou que Pedro Gonçalves é o "típico jogador da I Liga".
"Um está apenas concentrado no jogo, na bola, em ajudar a equipa, o outro está mais concentrado em teatro e simulações", observou Hélder Amaral.
O antigo membro do Conselho Leonino e ex-deputado na Assembleia da República referiu ainda que a capacidade atlética dos jogadores da I Liga fica evidente na comparação com jogadores como o sueco que o Sporting contratou esta temporada ao Coventry.
"Nós temos mais jeito para ser jogadores de praia do que jogadores de ligas competitivas", disse ainda Hélder Amaral, esperando que no balneário dos leões tomem o sueco como um exemplo.
"Que o Sporting olhe para Gyökeres e siga o exemplo dele, correr mais, trabalhar mais, mais competitivo, menos simulações e menos discussões com atletas", salientou ainda Hélder Amaral, que nas últimas eleições integrou as listas candidadas ao Sporting de Nuno Sousa.
"Se Gyökeres estivesse no Benfica, o Kökçü estava acima das expectativas"
Viktor Gyökeres chegou esta época a Alvalade e está a deixar os sportinguistas rendidos e também figuras ligadas ao futebol português, como é o caso de Jorge Castelo, ex-colaborador das equipas técnicas de Benfica e Sporting, professor do curso de treinadores, que, com algum humor à misutra, admitiu que se Viktor Gyökeres fosse jogador do Benfica, os colegas que foram contratados poderiam ter outro tipo de visibilidade.
"Digo, na brincadeira, que se por acaso Gyökeres estivesse no Benfica, se calhar estaríamos a dizer que o lateral-esquerdo e o avançados eram bons, que o Kökçü estava acima das expectativas", comentou Jorge Castelo.