Portugal
“Portugal tem de ser um dos favoritos à vitória no Mundial”, diz Deco
2021-07-21 17:40:00
Ex-internacional destaca o "lote de grandes jogadores" da seleção nacional

Deco,  o ‘mágico’ que ajudou Portugal a chegar à final do Euro2004, defendeu que a seleção nacional “tem de ser” incluída no lote de favoritos à vitória no Mundial2022, apesar de ter sido eliminado nos oitavos de final do último Europeu.

O antigo médio foi questionado sobre o que tinha corrido mal à seleção portuguesa no Euro2020, à margem de um jogo de velhas glórias entre o Barcelona e o Real Madrid, e respondeu apontando já ao próximo Campeonato do Mundo.

“Portugal era um dos favoritos e jogou muito bem na partida com a Bélgica, mas neste tipo de jogos tudo pode acontecer. Portugal podia ter ganho o jogo, porque jogou muito bem. Portugal tem de ser um dos favoritos a vencer o Campeonato do Mundo”, respondeu.

A confiança de Deco é sustentada no estatuto conquistado nos últimos anos, com as vitórias no Euro2016 e na Liga das Nações, e pela renovação que o selecionador Fernando Santos tem vindo a promover na equipa nacional.

“Portugal tem uma equipa muito boa, com um lote de grandes jogadores e vários jovens em ascensão”, reforçou o antigo médio, em declarações ao portal 101.

Antes de chegar ao Barcelona, Deco brilhou no FC Porto orientado por José Mourinho, que também o treinou no Chelsea. O técnico assumiu recentemente o comando da Roma e, segundo o ex-jogador, continua a ter valor para lutar por troféus importantes.

“Já treinou vários clubes e ganhou muitos títulos”, realçou Deco: “Mourinho é um dos melhores treinadores da história. Tem um novo clube e como amigo dele só lhe posso desejar que tenha sucesso”.

Deco foi ainda desafiado a analisar a campanha do Chelsea na última temporada, que arrancou com Frank Lampard no banco e terminou com o treinador Thomas Tuchel a levar a equipa ao triunfo na Liga dos Campeões.

“O Chelsea esteve muito bem. Mudou de treinador, mas o Frank Lampard estava a fazer um bom trabalho. Depois, o Tuchel assumiu a equipa e fez um trabalho muito bom. Fiquei feliz porque estava a torcer pelo Chelsea nessa final”, concluiu.

Deco foi uma das muitas estrelas presentes no jogo de velhas glórias entre Real Madrid e Barcelona, que os merengues ganharam por 3-2. No Barcelona entre 2004 e 2008, Deco ganhou uma Liga dos Campeões e dois campeonatos de Espanha.