Portugal
“Política desportiva e financeira do FC Porto é um desastre”
2022-09-14 15:15:00
“Conceição é vítima da política da SAD e o salvador desta própria SAD”, aponta José Fernando Rio

O FC Porto somou ontem a quarta derrota consecutiva na Liga dos Campeões, numa noite de pesadelo. A goleada por 4-0 diante do Club Brugge manteve os dragões sem pontos no grupo e com marcas na nação portista.  

Em declarações à Antena 1, José Fernando Rio, candidato derrotado por Pinto da Costa nas últimas eleições, iliba Sérgio Conceição pelo mau desempenho portista nas competições europeias. E aponta o dedo à política de contratações. 

“Sérgio Conceição é vítima da política da SAD e o salvador desta própria SAD e direção. Através da sua competência, dedicação e combatividade, tem conseguido disfarçar esta política desportiva e financeira, que é um desastre”, critica o jurista e candidato à presidência do FC Porto em 2020.

Fernando Rio não acredita na saída do técnico a meio da época, mas não afasta esse cenário no termo da temporada, em resultado de uma eventual fadiga do treinador. 

“Seria preciso uma catástrofe para que Sérgio Conceição saísse a meio da época. Mas no final da temporada… vamos ver. Gosto muito de Sérgio Conceição, acho que é o principal responsável pelos sucessos dos últimos anos. Espero que continue muitos anos no FC Porto, mas é natural que ele perca a paciência e decida envederar por outros projetos”, vaticina.

E num comentário ao incidente que ocorreu após o jogo - o automóvel onde seguia Conceição foi apedrejado, o que suscitou um comunicado do FC Porto -, José Fernando Rio repudia qualquer ato de violência e coloca-se obviamente ao lado do treinador. Aliás, esse será o sentimento da esmagadora maioria dos adeptos do campeão nacional.

“Esses atos de violência são inqualificáveis e não representam o sentir azul e branco. É um caso sem exemplo e não voltará a acontecer. Os sócios, adeptos e simpatizantes do FC Porto estão claramente com o Sérgio Conceição. Ainda ontem, à saída do relvado, foi o único elemento aplaudido. Houve quem assobiasse a equipa, mas isso é um exagero”, considerou.  

“Sérgio Conceição faz milagres”

Também em declarações à Antena 1, outro candidato derrotado por Pinto da Costa enaltece o papel do treinador neste período de glória, nos últimos anos. “Sérgio Conceição faz milagres”, diz Nuno Lobo, incrédulo com o apedrejamento do automóvel onde seguia o técnico e a família.

“Não me acredito que haja pessoas capazes de cometer atos destes. O Sérgio Conceição é o menos culpado. Qualquer ato de violência é de lamentar”, refere.

Nuno Lobo assistiu ao jogo de ontem e notou uma ausência de alternativas, no banco de suplentes. “Basta ver as substituições feitas, ao intervalo. Não quero mencionar nomes de jogadores, que não têm culpa, mas nós não temos mais... Sérgio Conceição faz milagres”, insiste.

Com a derrota de ontem, o FC Porto mantém-se com zero pontos, após o anterior desaire, diante do Atlético Madrid, na estreia na prova. Os campeões nacionais ocupam o último lugar do grupo B, liderado pelos belgas do Club Brugge.

Tags: