O presidente do Sporting tem lançado algumas provocações aos rivais desde que assumiu a presidência do clube de Alvalade. A mais recente foi por ocasião da visita do Sporting à Câmara Municipal de Lisboa para celebrar a conquista do título. Pedro Henriques, na Sport TV, indicou que Frederico Varandas não deveria optar por esta linha de comunicação.
“Tem esse complexo. Do meu ponto de vista, acho que é um problema que Frederico Varandas deveria ultrapassar, se quer ser diferente dos outros. Se não, é igual aos outros”, referiu o antigo jogador Pedro Henriques, criticando a postura assumida no discurso por Frederico Varandas em algumas situações.
“De cada vez que dá uma entrevista ou lhe colocam um microfone à frente ele fala sobre o Benfica e sobre o FC Porto. Fala sobre os processos do Benfica e a claque do FC Porto”, frisou o antigo lateral português, não entendendo a necessidade de Frederico Varandas em falar dos rivais nas comunicações que faz.
"Piadas de Varandas" criticadas porque "é mexer no lixo"
“Eu acho que é desnecessário. O Sporting está a fazer um trabalho de grande qualidade. E é isto. Do meu ponto de vista", comentou Pedro Henriques, sublinhando que não faz parte do lote de pessoas que, eventualmente, podem achar que é "engraçado".
"Pode haver muita gente que acha que é engraçado com estas piadas. Mas eu acho que não. É estar a mexer no lixo”, disse Pedro Henriques, concluindo que, deste modo, o presidente do Sporting “está a ser igual aos outros”.
Antes de deixar referências aos processos do Benfica, em que figuras que estão ou estiveram em cargos de destaque no clube estão envolvidas, e ao processo Pretoriano, relacionado com os Super Dragões, Frederico Varandas deu "um beijo daqueles grandes ao Benfica" quando falou no segundo classificado como um "digno vencido".
Varandas quer "rebentar" FC Porto na final da Taça de Portugal
Mas foram as indiretas para a Luz e para o Dragão que têm valido mais críticas a Frederico Varandas, ele que recentemente já tinha visto uma declaração sua ser muito criticada.
À margem de um jantar de comemoração do título verde e branco, Frederico Varandas pediu ao plantel para "rebentar" com o FC Porto na final da Taça de Portugal, no Jamor.
A resposta não tardou e, desde o Dragão, um ex-capitão do emblema portista, Rodolfo Reis, apelidou o líder sportinguista Frederico Varandas de "maior incendiário do futebol português".