Portugal
"Pinto da Costa tem sido castigado por coisas menores", diz Francisco J. Marques
Redação
2020-12-16 19:00:00
Diretor de comunicação dos azuis e brancos não 'colhe' lamentos leoninos

Numa altura em que o Sporting tem feito vários lamentos ao trabalho das equipas de arbitragem, o FC Porto recusa a ideia de que o presidente portista não seja castigado quando faz comentários sobre arbitragens. 

Francisco J. Marques lembra que o presidente dos dragões, sempre que entende, refere-se a casos "concretos" e não tece comentários sobre a "honra" dos árbitros.

Além disso, o diretor de comunicação e informação dos azuis e brancos destaca de que "Pinto da Costa tem sido castigado por coisas menores" do que aquilo que Frederico Varandas disse recentemente, após o jogo de Famalicão.

O responsável pela comunicação dos dragões diz que Jorge Nuno Pinto da Costa "cumpre castigo e depois o recurso reverte mas já tem a suspensão cumprida".

"Uma coisa é apontar factos, outra é divagar", diz Francisco J. Marques, no Porto Canal, recordando que a generalidade dos analistas de arbitragem concorda que a equipa liderada por Luís Godinho esteve bem ao anular um golo de Coates em Famalicão, num jogo do campeonato que os leões empataram.

O Sporting, em uníssono, apontou o dedo ao árbitro dessa partida, sobretudo pela expulsão de Pedro Gonçalves e pelo golo anulado a Coates, muito perto do fim. 

O presidente dos leões Frederico Varandas repetiu, na altura, a ideia de que esse golo nunca seria anulado se tivesse sido marcado pelo Benfica ou pelo FC Porto. O diretor de comunicação dos leões veio a terreiro atacar a arbitragem noutros lances, em duas intervenções públicas, onde aponta também dualidade de critérios.

Na sequência das críticas veladas aos árbitros, o Conselho de Disciplina da Federação Portuguesa de Futebol informou ter instaurado um processo disciplinar a Frederico Varandas, João Mário e Miguel Braga, diretor de comunicação do Sporting.

O Sporting saiu de Famalicão menos folgado na liderança do campeonato, tendo agora mais dois pontos do que o Benfica e mais quatro do que o FC Porto.