Portugal
“Pinto da Costa que não se meta nas eleições do maior clube português”
2020-10-20 10:50:00
Noronha Lopes provoca presidente do FC Porto, após palavras de Pinto da Costa na entrevista à TVI

João Noronha Lopes voltou a atacar o presidente do FC Porto, depois das palavras de Pinto da Costa. O dirigente portista, recorde-se, desvalorizou o candidato à presidência do Benfica, opositor de Luís Filipe Vieira, brincando com o passado profissional de Noronha Lopes, que assumiu cargos de gestão numa cadeia de fast-food.

“Surgiu agora um dos hambúrgueres, o Noronha Lopes, a meter-se comigo, mas nem vi. Vou perder tempo?”, dissera Pinto da Costa, numa entrevista concedida à TVI, há poucos dias.

Nesta segunda-feira, como convidado especial da Bola na Rede, João Noronha Lopes reagiu a estas palavras, mas foi mais longe e considerou que, tal como Luís Filipe Vieira deve deixar o Benfica, também Pinto da Costa deve sair, por representar um passado “opaco”.

“Pinto da Costa que se preocupe em resolver os problemas financeiros do seu clube, cuja situação é muito complicada. Que não se meta nas eleições do maior clube português”, disparou Noronha Lopes.

Para o candidato à liderança do Benfica, o ataque de Pinto da Costa não é inocente e representa um receio de que haja uma mudança, nestas eleições no clube da Luz, e que os sócios encarnados optem por uma mudança de rumo.

“Pinto da Costa escolheu-me como objeto da sua crítica porque ele sabe que comigo as coisas vão ser diferentes. Eu tenho quase 20 anos como gestor. E nenhuma situação que eu vou encontrar no futebol português é mais complicada do que aquilo que eu tive de enfrentar na vida. E isto aplica-se a tudo. Aplica-se também às relações que vou ter com Pinto da Costa”, reagiu.

Noronha Lopes recordou “o passado” do futebol português e associou a figura de Pinto da Costa ao que há de mais negativo desse passado, com o qual não se identifica.

“Sei quem está do outro lado, sei quais são os meus valores e as práticas de quem está do outro lado. O meu modelo de presidente não é Pinto da Costa. Pinto da Costa representa o passado do futebol português. Está há anos a mais no futebol português. E pelos vistos há outros que querem seguir o exemplo”, criticou.

Para Noronha Lopes, Pinto da Costa “não é um exemplo”. “Respeito o FC Porto, respeito a instituição, respeito os adeptos, mas será impossível modernizarmos o futebol português enquanto Pinto da Costa fizer parte deste futebol”, diz.

E nesse sentido afasta qualquer cenário de normalização das relações institucionais entre Benfica e FC Porto, caso seja eleito.

“Será impossível ter relações normais com alguém que representa o passado do futebol português, os interesses instalados e a opacidade. As relações não poderão ser reatadas enquanto Pinto da Costa for presidente do FC Porto”, garante.

“Relativamente ao Sporting, terei as relações normais que terei com qualquer clube da nossa liga”, concluiu, nesta entrevista ao Bola na Rede, onde respondeu a algumas perguntas de adeptos e apresentou as linhas-mestras da sua candidatura.